Autoliderança na Vida, Carreira e Negócios

A autoliderança é a capacidade de liderar a si mesmo.

Elementar, meu caro Watson! Não precisava muito para concluirmos o óbvio. Falando nisso, interessante como o óbvio passa despercebido muitas vezes. Por isso, alguns de nós, articulistas, escrevemos o óbvio. Enfim, de forma objetiva, autoliderança é a capacidade de liderar a si mesmo e é fundamental no desenvolvimento da vida pessoal, para a carreira e para os negócios.

Na autoliderança importa gerir a vida pessoal, carreira e negócios.

Percebemos que o indivíduo que desenvolve maior capacidade de gerir-se obterá maior chances de sucesso em qualquer das áreas.
Voltando ao óbvio, a autoliderança requer autoconhecimento principalmente das suas capacidades e emoções.

A habilidade de liderar suas próprias emoções, de auto motivar-se, ser seu próprio e único responsável, o dono do seu destino, gerenciar-se.

Esses anteriores são alguns pontos que respondem o que é autoliderança: amiga do autoconhecimento.

Daí pensamos: “Eu me conheço como a palma da minha mão”. Certeza?

Quanta linhas existe na palma d sua mão? Ok Deixa para lá. Vamos tentar outro caminho. Emoções: você conhece as origens dos seus sentimentos e reações? Tem tido controle deles? Sim, autoliderar-se é consequência de autoconhecer-se que tem ligação com controle das suas emoções uma vez que conhecendo-se suficientemente desempenhará melhor a autoliderança. E relacionar-se-á positivamente com você mesmo e com as pessoas. Então: “sabe mesmo por que reage e sabe nomear o seu sentimento? Tristeza, angústia, alegria, euforia, frustração e razões que as sente e em que momento nasceram? Como líder tem dominado esse ponto da vida com louvor?

É já temos no que pensar! A boa notícia é que o assunto desafia a todos nós.

Autoliderança começa dentro de cada um de nós e nos direciona para um futuro de maturidade nas atitudes. Afinal ter iniciativa própria para lidar com a sua própria vida e com o ambiente requer integridade, disciplina e humildade. É você desempenhando os papeis de líder e liderado simultaneamente. Liderando a si mesmo, sua carreira e sendo capaz de ser liderado por si mesmo e pelo outro.

Autoliderança nos negócios e na carreira requer autodesenvolvimento, foco e disciplina. E em algumas fases da vida, requer apoio profissional como de um coach, mentor, conselheiro.

Prof.ª Me Cristina Calligaris