Como usar o Linkedin? Para muitos essa pode parecer uma rede social como qualquer outra, você coloca uma foto, faz uma BIO caprichada e pronto: o emprego dos sonhos ou o profissional mais qualificado aparecem! Será que é tão simples assim?

Para responder a essas e outras questões sobre a rede social que facilita tantas relações de trabalho, vamos explicar neste post um pouco mais sobre o que é o Linkedin, como criar uma conta e a melhor maneira de tornar o seu perfil atraente e competitivo.

Quer saber mais sobre o assunto e aproveitar as melhores oportunidades para a sua carreira? Você está no lugar certo. Siga a leitura e confira!

Conheça o Linkedin

O Linkedin é nada menos que a maior rede social voltada para relações profissionais que existe. Portanto, as interações neste site podem influenciar diretamente o sucesso ou o fracasso da carreira profissional, de acordo com o seu comportamento na rede.

Ele funciona por meio de sites e aplicativos móveis, facilitando ainda mais a comunicação entre empresa e profissional. Por isso é tão importante aprender como usá-lo e aproveitar ao máximo seus recursos.

Saiba como usar o Linkedin

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Linkedin, é hora de aprender como usá-lo. A seguir, vamos responder às dúvidas mais frequentes sobre a rede, ensinando a montar um perfil de sucesso. Acompanhe a seguir!

O que postar?

Para postar no Linkedin, opte por conteúdos próprios. Compartilhe suas experiências mais marcantes, escreva sobre sua área de atuação, engaje a interação interpessoal, poste suas conquistas e indique cursos, palestras ou workshops.

Dessa forma, além de mostrar amplamente o seu empenho e competência, você também contribui com indicações e dicas que podem ser transformadoras na vida de outras pessoas.

Como se cadastrar e configurar o perfil?

Basta seguir o passo a passo a seguir. Confira!

  1. Acesse o site do Linkedin e escolha a opção “Cadastre-se agora”,
  2. Insira seu e-mail e crie uma senha, em seguida, clique em “Aceite e cadastre-se”,
  3. Preencha seu nome e sobrenome e clique em “continuar”,
  4. Faça a verificação de segurança,
  5. Insira o país e a cidade em que você reside,
  6. Informe seu cargo mais recente e clique em “continuar”,
  7. Efetue a confirmação do e-mail digitando o código enviado e escolha a opção “aceitar e confirmar”,
  8. Informe se você está em busca de um novo emprego ou não,
  9. Insira uma foto de perfil e continue preenchendo as informações solicitadas no site para deixá-lo bem completo,
  10. Pronto, seu perfil está atualizado e agora é só interagir!

Lembre-se de seguir todos esses passos com calma para que não haja erros no seu perfil, seja de digitação, ausência de dados relevantes ou informações apressadas e que não expressam a sua verdadeira magnitude profissional. Mas sem mentiras, certo? Coloque apenas dados que realmente fazem parte do seu histórico profissional e suas habilidades.

Como ganhar mais visibilidade?

Para ganhar mais visibilidade no Linkedin é necessário manter uma boa relação com a comunidade. Sendo assim, participe dos grupos certos, envie mensagens de boas vindas e agradecimento, parabenize as conquistas dos outros profissionais, faça comentários relevantes, visite outros perfis e se inspire, personalize sua URL, use o botão “gostar” e compartilhe conteúdos de seu interesse e publique artigos otimizados com técnicas de SEO.

Tenha um perfil que gere valor, saia do padrão de apenas pedir, demanda é muito simples de encontrar e portanto, as oportunidades são um diferencial. Todos temos algo a oferecer e é fundamental se colocar à disposição para oferecer ajuda, dicas, indicações, seja o que for que possa também ser útil ao outro.

4 Dicas para tornar seu Linkedin mais atraente

Para tornar o seu perfil no Linkedin mais atraente e competitivo, é necessário dedicar um tempo para preencher cada espaço que o site disponibiliza. Sendo assim, as empresas e os outros profissionais terão acesso às suas características mais interessantes. Pensando nisso, vamos expor, a seguir, 4 dicas valiosas para fazer com que o seu perfil no Linkedin se torne destaque e tenha diferenciais. Confira!

1. Mantenha seu perfil atualizado

Em primeiro lugar é fundamental que a rede não seja abandonada. Portanto, mantenha seu perfil sempre atualizado. Coloque uma foto sua de rosto que seja o mais profissional possível, ou seja, evite maquiagens pesadas e acessórios como bonés ou óculos escuros. Lembre-se que o Linkedin é uma rede social mais séria e, por isso, as imagens devem ser diferentes das que se posta no Instagram, por exemplo.

Além disso, capriche no título e não pule o resumo. Esses dados são muito importantes e podem se apresentar como o diferencial necessário para que o seu perfil seja o escolhido entre tantos outros.

2. Coloque as competências corretas

Lembre-se de colocar as competências que estejam alinhadas ao que você está buscando no momento. Observe suas vagas de interesse e insira o máximo de informações que mostrem sua qualificação e experiência para concorrer ao cargo tão desejado. Dessa maneira, suas chances de se destacar e ser escolhido para participar do processo seletivo aumentam consideravelmente.

3. Faça novas conexões estrategicamente

Interagir é a cereja do bolo para ter sucesso no Linkedin. Mantenha-se na rede, participe de grupos, atente-se às recomendações e siga profissionais e empresas de seu interesse. Com isso, seu networking é fortalecido e você terá acesso mais rápido a novas oportunidades.

4. Esteja atento a novas ofertas de emprego

Você sabia que as chances de ser convidado para um processo seletivo aumentam de acordo com a agilidade do profissional em se candidatar à vaga? Sendo assim, acompanhe as vagas de interesse, use filtros para encontrar as oportunidades com maior facilidade e se candidate primeiro.

Neste artigo aprendemos como usar o Linkedin e tornar o seu perfil mais atraente e competitivo. Seguindo as orientações acima, você vai conseguir utilizar a rede de maneira objetiva, seguindo os passos necessários para encontrar o emprego dos sonhos ou recrutar o profissional ideal.

E aí, o que achou do nosso artigo? Está preparado para usar o Linkedin a seu favor? Deixe um comentário abaixo e nos conte suas experiências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *