Curso de Graduação

Gestão de Recursos Humanos

Com certificações intermediárias de nível Carreira, Estratégia e Liderança

Duração Curso

24 meses
1680h

Aulas Live Online

Toda quarta-feira,
das 19h às 22h40

Próximas Turmas

Fevereiro/24
Março/24

Matrículas

Objetivo do curso

Desenvolvido com a experiência mundial da FranklinCovey em liderança, gestão e performance, o curso possui uma abordagem moderna e completa, conectada com as principais tendências e inovações de Recursos Humanos. Esta formação possibilitará ao profissional atuar de forma estratégica na área, já que desenvolverá habilidades e competências para analisar um plano estratégico institucional, elaborar um plano tático e operacional para os setores de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação, departamento de pessoal e desenvolver e gerenciar planos de carreira. Será capaz de atuar de forma integrada com todos os setores de uma organização, utilizando métodos e técnicas específicas da área para gerenciar processos empresariais e pessoas.

Público-alvo

O curso é direcionado para profissionais que desejam atuar em empresas de portes diversos e em áreas, como: recrutamento e seleção, departamento pessoal, planos de carreira e remuneração, benefícios, treinamento e desenvolvimento, processos organizacionais e consultoria. Independente da área, o profissional de Recursos Humanos lida diretamente com pessoas, portanto, é recomendado ter afinidade com relações interpessoais.

Grade Curricular

Módulo 1

Certificação Level Carreira

Certificado Intermediário Level Carreira
1º semestre – Certificado Intermediário I

Fundamentação do Marketing. As orientações mercadológicas e seu papel no compromisso com a sustentabilidade. Definição das ações organizacionais e sua relação com os grupos de interesse (stakeholders). Marketing Ambiental. Caracterização do mix ou composto de Marketing na relação e aplicação a organizações públicas, governamentais e do terceiro setor.

Gestão de Pessoas, origem, trajetória, papel estratégico, tendências e perspectivas. Modelos de Gestão de Pessoas. Gestão Estratégica de Recursos Humanos e sua vinculação a Estratégia da Organização. Definição de políticas e práticas de Gestão de Pessoas nas organizações em diferentes realidades. Atividades e procedimentos dos processos de trabalho em Gestão de Pessoas e os impactos de sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais: Movimentação (planejamento, captação, transferência, expatriação e recolocação); Desenvolvimento (Gestão de Desempenho e Carreira, Treinamento e Desenvolvimento dos indivíduos e equipes). Direitos Humanos nas organizações. Valorização das Pessoas (remuneração e serviços) e Motivação.

Estudo da Macroeconomia do comportamento da economia e seu conjunto. Análise do desempenho econômico e flutuações conjunturais. Estabelecimento de relações entre PIB, níveis de renda, investimento, emprego etc. Trocas internacionais e balança de pagamentos. Finanças públicas, disfunções da economia e indicadores de desempenho. Microeconomia: Unidades individualizáveis da economia. Estrutura, funcionamento e conformações básicas da oferta e procura. Funções e imperfeições de mercado. Custos e benefícios privados. Abordar as interações das empresas com o ambiente econômico, com objetivo de propor estratégias competitivas e/ou melhores práticas.

Fundamentos das Ciências Sociais e suas especificidades; A atualidade das Ciências Sociais na análise da vida contemporânea; A contribuição da Antropologia e da Ciência Política para a compreensão dos fenômenos culturais e sociais; Direitos Humanos na Sociedade. As Relações Étnicos Raciais. Estudo de Ecossistemas. A natureza e o comportamento dos Sistemas Naturais. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Reversão de tendências. Sustentabilidade. Responsabilidade Empresarial. Educação Ambiental para um cidadão global.

Compreensão de fatores complexos nas organizações. Proatividade como fator de melhoria nas sinergias corporativas. Análise de questões sociais a partir das relações nas organizações. Estudo dos fenômenos como liderança e tomada de decisões, trabalho em equipe, resolução de conflitos. Fundamentação de desenho organizacional. Análise das organizações, política e simbolismos, cultura organizacional. Interface entre inovação nas organizações e relações sociais.

Módulo 2

Certificação Level Estratégia

Certificado Intermediário Level Estratégia
2º semestre – Certificado Intermediário II

Análise de planejamento e controle financeiro. Estudo dos efeitos de alavancagem. Noções de fontes de financiamento das atividades empresariais. Fundamentação da formação de preços e aspectos gerais do orçamento empresarial e pessoal. Fundamentos e Técnicas de Administração financeira. Aprofundamento de função financeira nas empresas. Análise das demonstrações financeiras e dos índices financeiros voltados a gestão Administrativa.

Elaboração e apresentação do portifólio de uma empresa, organização textual para contribuição de uma comunicação escrita eficaz no ambiente empresarial. Formas de comunicação no meio empresarial. Princípios éticos e a responsabilidade na veiculação da imagem institucional. Criação de projetos. Análise dos resultados operacionais em reuniões, simpósios, congressos, palestras. Estudo de técnicas de negociações.

Papel e Perfil do Gerente de Projetos. Aspectos Humanos e Comportamentais da Gestão de Projetos. Sistemas de Gerenciamento de Projetos. Áreas do Conhecimento: Gestão da Integração, Gestão de Escopo, Gestão de Tempo, Gestão de Custos, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Comunicações, Gestão de Risco, Gestão de Aquisições. Técnicas de Acompanhamento de Projetos. Planejamento e Controle Assistido por Computador. Investigação científica. Compreensão das etapas de uma pesquisa. Organização e gestão de projetos com múltiplos objetivos. Apresentação de metodologias de gestão de projetos e suas aplicações práticas.

Abordagem de conceitos introdutórios e diferenciais entre os papéis do empreendedor, do empresário e da empresa empreendedora. Abordagem das técnicas e ferramentas de construção de atitudes empreendedoras com vistas à construção de um referencial estratégico, ação de administrar. Empreendedorismo ambiental. Elaboração de técnicas e práticas de novos negócios com a formalização dos aspectos legais na criação e manutenção de empresas.

Estudo do comportamento organizacional e seus temas transversais: Fundamentação de comunicação interpessoal e organizacional, aprendizagem organizacional, conflitos interpessoais e intergrupais. Análise de emoções, prazer e relações afetivas nas organizações. Estabelecimento de relações entre comportamento dos indivíduos nas organizações com a psicopatologia. Tipologias da Liderança, com bases na individualidade. Características e habilidades dos líderes. Abordagem das diferenças entre líderes e chefes administradores. Liderança com Mediação, Argumentação e Persuasão.

Módulo 3

Certificação Level Liderança

Certificado Intermediário Level Liderança
3º semestre – Certificado Intermediário III

Conceitos de desenvolvimento da criatividade. Estímulo do processo criativo e de inovação. Interface entre as áreas de negócios e gestão e o processo criativo. Pensamento sistêmico para a inovação. Estratégias para o ambiente de negócios.

Reflexão em torno da necessidade da inclusão de conhecimentos sobre a linguagem dos surdos no repertório de conhecimentos. Compreensão dos significados da comunicação na língua de sinais. Ampliação do processo de comunicação e da construção da identidade do surdo no cenário educativo. Reflexão em torno das relações entre linguagem, surdez e educação.

Estudo do processo de planejamento estratégico das organizações com caracterização do ambiente interno e do ambiente externo à organização. Análise da relação entre competências e estratégias organizacionais. Análise dos mecanismos de governança corporativa. O processo de avaliação dos resultados a partir de indicadores e tendências. A socialização organizacional.

Estudo de estratégias de desenvolvimento de pessoas por programas de treinamento. Análise da gestão do conhecimento e da educação corporativa como estratégias de desenvolvimento da cadeia de valor. Apresentação de técnicas modernas de desenvolvimento, como coaching, mentoring, espaços de compartilhamento de conhecimento e e-learning.

Fundamentação de técnicas atratividade de novos colaboradores. Análise da gestão de cargos, remuneração e carreira. Estabelecimento de relações entre organização competitiva e gestão de talentos. Abordagens profissionais para estabelecer novas relações dos indivíduos com suas trajetórias profissionais, as novas formas de vivência do trabalho, as novas perspectivas para organizações e pessoas. Traçar um plano de carreira e sucessão, para garantir que as suas decisões se encaixem com seus objetivos.

Estudo das modernas técnicas de recrutamento e seleção de novos colaboradores para as organizações. Abordagem do método de seleção por competências. Construção de perfis dos cargos. Optar por meios e fontes de recrutamento indicadas para cada perfil.

Projeto Integrador Orientado é uma atividade proposta ao Estudante para a construção da interdisciplinaridade durante seu desenvolvimento, estimulando-o a reconhecer o caráter multidisciplinar, complexo e relacional da convivência social, do exercício profissional e das competências necessárias ao seu exercício. O enfoque interdisciplinar é mais dialógico, sistêmico e centrado no indivíduo e na sua aprendizagem. Com um desenho curricular voltado para uma estrutura mais flexível, esse enfoque privilegia desempenhos, articulação e mobilização entre os diversos saberes. Para efeito de conceituação, o Projeto Integrador Orientado é considerado uma estratégia pedagógica de caráter interdisciplinar, constituída de etapas e fases. Além disso, funciona como um eixo articulador do currículo (disciplina ou tema), no sentido de promover a integração curricular, a mobilização, a realização, e a aplicação de conhecimentos que contribuam para que a totalidade possa ser visualizada no decorrer do percurso formativo do estudante.

Módulo 4

Diploma de Graduado

Diploma
4º semestre – Certificado Intermediário IV

Estudo do papel dos sindicatos, técnicas de negociação e legislação trabalhista. Análise de acordos sindicais, processos trabalhistas e seus encaminhamentos. Detalhamento das possíveis consequências a curto, médio e longo prazos, tanto para a organização quanto para as pessoas envolvidas. Critérios dos itens necessários para acionamento de Benefícios, entre outros, vinculados ao INSS.

Discussão dos programas de qualidade de vida no trabalho. Caracterização das normas de medicina e segurança ocupacional. Exame de questões sobre bem-estar no trabalho. Atenção aos funcionários com necessidades especiais. Análise das necessidades biopsicossociais dos trabalhadores, das exigências da organização, do trabalho e dos aspectos legais relacionados.

Estudo da área de gestão de pessoas com a motivação, a criatividade, o desempenho e o trabalho em equipe. Conceitos de Consultoria Interna de RH e suas ações para o desenvolvimento organizacional. Papel estratégico e atendimento eficaz às demandas das áreas clientes. Análise de casos de empresas nas quais a área de RH agrega valor ao negócio.

Estudo da gestão de um sistema de folha de pagamento. Detalhamento de impostos, férias, aspectos legais, cálculos matemáticos, impactos contábeis e financeiros, na metodologia teóricas. Utilização de software. Estudo da gestão de um sistema de folha de pagamento com o amplo escopo de variáveis envolvidas, desde os impostos, férias, aspectos legais, cálculos matemáticos, impactos contábeis e financeiros. Análise do impacto dos benefícios sobre as pessoas da organização.

Aplicação de metodologias de avaliação de desempenho para obtenção de indicadores de resultados das equipes de trabalho. Métricas para avaliação de desempenho e otimização da gestão estratégica de recursos humanos. Aspectos gerais dos indicadores na área de RH.

Projeto Integrador Orientado é uma atividade proposta ao Estudante para a construção da interdisciplinaridade durante seu desenvolvimento, estimulando-o a reconhecer o caráter multidisciplinar, complexo e relacional da convivência social, do exercício profissional e das competências necessárias ao seu exercício. O enfoque interdisciplinar é mais dialógico, sistêmico e centrado no indivíduo e na sua aprendizagem. Com um desenho curricular voltado para uma estrutura mais flexível, esse enfoque privilegia desempenhos, articulação e mobilização entre os diversos saberes. Para efeito de conceituação, o Projeto Integrador Orientado é considerado uma estratégia pedagógica de caráter interdisciplinar, constituída de etapas e fases. Além disso, funciona como um eixo articulador do currículo (disciplina ou tema), no sentido de promover a integração curricular, a mobilização, a realização, e a aplicação de conhecimentos que contribuam para que a totalidade possa ser visualizada no decorrer do percurso formativo do estudante.

A Trilha de Aprendizagem é um poderoso recurso metodológico que permite ao estudante aumentar seu repertório ao ter acesso aos objetos instrucionais como textos, vídeos, podcasts, quizzes etc.

franklincovey

Trilha de Aprendizagem

Trilhar a trilha significa chegar ao momento síncrono preparado para fazer perguntas e contribuições significativas aos docentes e ser protagonista no processo de aprendizagem.

Corpo Docente

Composto por profissionais altamente qualificados e atuantes no mercado, sendo, em sua maioria, mestres e doutores.

Qualifique-se para atuar em uma
área estratégica nas empresas

PRÓXIMOS PASSOS

>> Faça sua inscrição.

>> Realize seu processo seletivo (simples redação).

>> Após aprovação, realize o pagamento da 1ª mensalidade.

>> Em seguida, você receberá o contato da nossa equipe para informações adicionais.

Gestão de Recursos Humanos

Duração: 4 semestres

Carga horária: 1.680 horas

Dias de aulas: Quartas-feiras (disponível reprise)

Início: Fev/24 | Mar/24

Aulas: Ao vivo (Zoom)

Horário: 19hs às 22hs40