MBA em

Gestão de Contas Públicas

Com certificações intermediárias de nível Carreira, Estratégia e Liderança

Duração Curso

14 meses de curso + até 3 meses para conclusão do TCC.
Carga horária: 520h

Aulas Live Online

Toda quarta-feira,
das 19h às 22h40

Próxima Turma

02/02/2022

Mensalidade

Até 18 parcelas de R$ 690,00

Bolsas e Descontos

Bolsas e Descontos

Objetivo do curso

O curso de pós-graduação em gestão de contas públicas tem por objetivo formar executivos que compreendam as contas públicas, fornecer um conjunto de disciplinas que contribuam para o aperfeiçoamento dos processos de gestão, controle e prestação de contas e, propiciando, ainda, a melhoraria do diálogo entre o governo e a sociedade.

Clique para baixar o book do curso

Book do curso

Grade Curricular

Módulo 1

Level das Finanças Públicas

Certificado Intermediário Level Gestão das Finanças Públicas

Apresentar as principais técnicas e exigências para elaboração e execução do orçamento público, demonstrando o funcionamento do planejamento público e as possibilidades de sua alteração durante a execução do orçamento.

Apresentar, analisar e discutir as inovações introduzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e seus reflexos no âmbito da Administração Pública, a fim de compreendeer a sua relevância e, por conseqüência, evitar as falhas passíveis de punição.

Apresentar os mecanismos de controle contábil das receitas, despesas e do patrimônio, em conformidade com as Normas Nacionais e Internacionais de Contabilidade aplicadas ao setor público e de acordo com as exigências determinadas pelos Tribunais de Contas.

Módulo 2

Level Gestão das Contratações Públicas

Certificado Intermediário Level Gestão das Contratações Públicas

Apresentar os principais aspectos que levam à reprovação das licitações por parte dos Tribunais de Contas, acarretando responsabilização aos agentes públicos que participaram da elaboração do edital.

Apresentar as principais irregularidades observadas nas contratações de compras e serviços que levam à responsabilização dos agentes públicos que participam da formação do ato administrativo e do contratado, que estabelece o vínculo com a Administração Pública.

Apresentar a repercussão dos atos de improbidade administrativa cometidos por agentes públicos, servidores ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Módulo 3

Level Gestão do Controle das Contas Públicas

Certificado Intermediário Level Gestão do Controle das Contas Públicas Management

Demonstrar a necessidade de implementação de controles eficientes a fim de garantir que haja evidência adequada quanto aos recursos aplicados, cumprimento da legislação e das exigências dos órgãos de controle.

Compreender a estrutura e funcionamento dos Tribunais de Contas, a fim de possibilitar o adequado exercício do contraditório e ampla defesa em todas as fases do processo.

Capacitar servidores e gestores públicos sobre as novas possibilidades de utilização da inteligência artificial na análise e prestação das contas públicas, considerando os critérios legais e contábeis, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Módulo 4

Level Formação de Líderes

Certificado Intermediário Level Formação de Líderes

O propósito desta disciplina é ajudar os participantes a enfrentar desafios gerenciais com excelência e a responder à pergunta: “Como eu me torno um gestor altamente eficaz”? Tendo como base o cenário atual das organizações nos relacionamentos, tanto pessoal como interpessoal, visto que a pressão por resultados imediatos nos leva a desafios diários de gestão. Esta disciplina serve como preparatória e base para as disciplinas que atuaram especificamente nos papéis que exercem os líderes e seus imperativos. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “Os 7 Hábitos dos Gestores Altamente Eficazes”. Contempla ferramentas de gestão.

Metodologia para transformar estratégias organizacionais em resultados. Análise sobre falhas na execução corporativa e suas causas. Princípios de eficácia para equipes responsáveis pelo atingimento de metas desafiadoras. Pesquisas sobre empresas consideradas de alto desempenho. Disciplinas da Execução: metas crucialmente importantes; medidas de direção; placares envolventes; e cadência de responsabilidade. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “4 Disciplinas da Execução”. Contempla ferramentas de gestão.

Conceitos referentes ao trabalho científico e a escolha de temas para as monografias. Elaboração do projeto de pesquisa. Avaliação do projeto de pesquisa. Critérios para a elaboração da monografia. Regras da ABNT. Orientação metodológica. Organização da apresentação da monografia.

TCC

Projeto Prático – 40h

Trabalho de Conclusão de Curso 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) integra a matriz curricular do curso e constitui atividade obrigatória para sua integralização. O TCC consiste em um estudo aprofundado de um tema específico relacionado à área, o qual deverá ser apresentado em formato a ser definido em conjunto com o orientador(a).
Na condução deste trabalho o estudante tem a oportunidade de contrapor teoria e prática, bem como iniciar ou aprofundar-se na pesquisa científica, contribuindo para a construção do conhecimento e preparando-se para, eventualmente, cursar uma pós-graduação stricto sensu.

A Trilha de Aprendizagem é um poderoso recurso metodológico que permite ao estudante aumentar seu repertório ao ter acesso aos objetos instrucionais como textos, vídeos, podcasts, quizzes etc.

franklincovey

Trilha de Aprendizagem

Trilhar a trilha significa chegar ao momento síncrono preparado para fazer perguntas e contribuições significativas aos docentes e ser protagonista no processo de aprendizagem.

Conheça o

Coordenador do Curso

Auditor de Controle Externo concursado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, onde exerceu os cargos de Secretário de Fiscalização e Controle e Diretor da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP; Contador, Administrador e Advogado. Membro, pesquisador e atual presidente do Instituto Brasileiro de Contas Públicas – IBCONTAS; professor e coordenador de cursos de pós-graduação em gestão pública e gestão de contas públicas. Possui pós-graduação lato sensu em controladoria na gestão pública pela FIPECAFI/USP. Mestre em Administração. Doutorando em Direito Econômico e Empresarial pela UNINI do México. Autor dos livros publicados pela Atlas: Curso de Auditoria Governamental, Controle Externo das Contas Públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal, Enfoque Jurídico e Contábil para os Municípios.

Moacir Marques da Silva

Corpo Docente

Parceiros