Gestão de Custos e Formação de Preços

Reproduzir vídeo

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Ricardo Igarashi e sou professor da disciplina Gestão de Custos e Formação de Preços aqui na Franklin Covey. Por que essa disciplina é importante? Para responder a essa pergunta vamos considerar o seguinte caso hipotético. Eu vou em uma concessionária e compro um carro por R$50.000,00. Alguém pode me perguntar qual foi o meu gasto na compra desse carro. Facilmente eu respondo que são R$50.000,00. Mas vamos olhar do ponto de vista da empresa. Essa empresa fabrica e vende esses carros. Deste modo, a empresa tem que comprar matéria prima para fazer os carros, comprar o software para colocar o carro, contratar funcionários para trabalhar na fábrica, construir ou comprar a fábrica, contratar vendedores, fretes para transportar os carros da fábrica para as concessionárias, etc. Veja são inúmeros os gastos e eu pergunto:

Qual o preço que você vai colocar no carro?

Será que R$50.000,00 vai dar lucro para empresa?

Assim, nesta disciplina você vai diferenciar os vários tipos de gastos em custos, despesas, perdas, investimentos etc. Isso será usado para a formação de preços para um determinado produto. Nos dias atuais, onde o mercado é muito competitivo, saber formar um preço será muito importante para que a empresa tenha um maior lucro possível.

Ricardo Igarash.

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutor em Nanociências pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2012). Pós-doutor (2013-1016) no Departamento de Física dos Materiais e Mecânica da Universidade de São Paulo na área de sistemas magnéticos metálicos nanoestruturados. Professor da FranklinCovey, disciplinas de Negócios e Finanças.