É inegável que Anitta é uma referência enorme quando se trata de marketing no mercado da música. Esse sucesso faz com que ela esteja em destaque, mesmo que envolvida em alguma polêmica. O Marketing Anitta continua sendo abordado por diversos veículos da mídia, gerando visibilidade para a artista.

Quer aprender lições de marketing com quem faz sucesso na mídia? Saiba que você está no lugar certo! Neste post, separamos algumas lições sobre marketing com Anitta que podem ser levadas para o mundo dos negócios. Confira o conteúdo completo!

Por que Anitta é uma referência de sucesso?

Inicialmente, devemos destacar que a funkeira carioca foi capaz de levar a identidade e raiz verde e amarela para o cenário musical no exterior.

Anitta começou a sua caminhada artística ainda quando adolescente, em 2010, sendo que, três anos depois, já estava estourada com a música “Show das Poderosas”. Esse também é o nome do seu primeiro álbum, responsável pelo brilho da cantora nos holofotes.

A artista ainda pode ser considerada uma referência quando se trata de inovação. Anitta, a cada música, torna possível o objetivo de reforçar sua marca para angariar anda mais fãs, além de trazer novidades positivas do ponto de vista do mercado audiovisual.

Quando falamos do marketing da cantora, não podemos deixar de frisar que seu nome é um dos mais procurados para publicidade. Ainda, devemos lembrar que Anitta já faz parte da lista de grandes patrocinadores brasileiros e internacionais.

Quais são as grandes lições do Marketing Anitta?

Agora que você sabe porque Anitta é referência em marketing, confira as principais lições que podemos aprender com ela.

Mantenha um bom relacionamento com o público

Esse é um dos principais fatores que fazem com que qualquer figura pública mantenha a reputação e não passe despercebida. Isso porque, é extremamente importante que a sua marca e a imagem que você passa se relacionem bem com o público.

A transformação digital, além do avanço das mídias sociais, ajuda incisivamente a construir esse relacionamento. Por isso, é importante que você esteja nas mesmas plataformas que o seu público, comunicando-se de maneira acessível e personalizada.

Todos gostam de ser “notados” pelo ídolo ou pela marca que consomem. Nesse sentido, Anitta faz questão de “chegar junto” nas redes sociais e de manter a imagem que passa em constante alta. Além disso, ela também não perde a oportunidade de interagir com seus seguidores e ficar por dentro do que eles estão falando.

Faça com que sua marca seja notada

Ainda sobre a questão da imagem, Anitta sabe muito bem o quanto essa parte é importante, afinal, ela está sempre em alta, principalmente nas redes sociais.

Isso não quer dizer que a artista sempre seja a principal notícia de alguma fofoca. O que realmente faz de Anitta uma personalidade tão presente é a maneira com que ela consegue obter resultados por meio do marketing, contando apenas com a sua própria assessoria.

Desse modo, é comum ver Anitta envolvida com novos projetos, em diversos programas de televisão e constantemente com músicas acompanhadas de videoclipes super produzidos, o que acaba agitando muito o mundo da música.

Quebre fronteiras com a sua marca

Devemos destacar que Anitta integra um gênero marginalizado do nosso país, ou seja, o Funk. Isso faz com que seja ainda mais difícil construir bases sólidas para a carreira no mundo pop.

Nosso país é construído sobre vários estereótipos, dentre os quais, podemos citar o racismo, o sexismo e a lgbtfobia. Tudo isso faz com que o Funk seja visto como um gênero pejorativo e pouco valorizado, exatamente por ter origem nas periferias.

Mas Anitta ensinou a todos, no decorrer dos anos, que mesmo vindo de uma periferia e começando sua carreira fazendo Funk, ela poderia se destacar de outros artistas e passar por cima desses estereótipos.

Invista em uma visão internacional

Outra característica que fez com que Anitta se destacasse foi a maneira como ela conseguiu atingir o patamar internacional com o seu trabalho. Essa é uma estratégia muito conhecida no mundo da música, mas nem todos que tentaram conseguiram explodir em outros países.

Sandy & Junior, por exemplo, chegaram a lançar um CD inteiramente em inglês, mas que depois foi traduzido, pois a dupla não desenvolveu novas canções. Eles simplesmente pegaram as músicas em inglês e lançaram em outros idiomas, como francês e espanhol.

Anitta revolucionou essa questão ao lançar músicas para fora do país, exatamente porque a cantora pensou nesse processo e decidiu não traduzir as letras, mas sim desenvolver um produto novo.

Isso é como sempre se diz: não existe fórmula mágica, e sim investimentos em estratégia de marketing. Aqui, abordamos dois casos com o mesmo objetivo, mas apenas um foi pensado de maneira estratégica.

Realize investimentos em storytelling

Essa é outra característica em que Anitta investiu muito durante a sua carreira e que também se trata de uma estratégia de marketing.

Storytelling é uma forma de contar histórias de modo que atraia o público, ao mesmo tempo em que humaniza a marca e a imagem da empresa.

A cantora investiu nessa estratégia de maneira excepcional ao compartilhar sua história como pessoa e artista, fazendo dela algo que pode ser compartilhado e acompanhado pelos fãs.

É possível perceber isso nos documentários produzidos pela Netflix: “Vai, Anitta!” e “Anitta made in Honorio”.

No decorrer das cenas desses documentários, Anitta vai falando um pouco sobre o seu dia a dia, além dos bastidores dos maiores lançamentos e as conquistas dos sonhos que havia planejado no início da carreira.

Essa estratégia também pode ser notada nas suas participações em programas de TV e entrevistas, pois ela sempre costuma dar detalhes de onde veio e qual foi a sua trajetória até o sucesso.

Pronto! Você acabou de aprender as principais lições de Marketing Anitta. Não perca a oportunidade de fazer igual a artista e desenvolver a sua empresa para um mercado sem precedentes. Utilize nossas dicas e faça da sua história uma jornada de sucesso!

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