MBA em ESG
e as Práticas do Futuro

OBJETIVOS DO CURSO: Formar líderes e gestores com competências para integrar as práticas de Environmental, Social, and Governance (ESG) nas estratégias e operações das organizações, visando a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, habilitando os participantes a aplicarem práticas de ESG no cotidiano organizacional através de ferramentas, técnicas e estratégias eficazes, adaptando-as às necessidades e realidades específicas de cada empresa.

Durante o curso, pretende-se cultivar lideranças capazes de promover uma cultura organizacional alinhada aos princípios ESG, inspirando equipes e stakeholders a adotarem práticas mais sustentáveis e éticas.

MBA Online

Carga Horária

512hs
12 disciplinas + TCC

Duração

14 meses + 3 meses para TCC

Aula

Ao vivo via Zoom

Horário

Sexta-feira (18h às 23h)
Sábado (8h às 19h)
Domingo (8h às 13h)

Próxima Turma

07 de junho de 2024

Certificação

Pós-graduação
lato sensu
(nível de especialização)

Módulo 1

Módulo Level Bases da Gestão

Certificado Intermediário Level Bases da Gestão

Incrementar a capacidade do discente para a visão e necessidade do novo mercado ESG, por meio da neurociência organizacional que visa auxiliar as novas habilidades e competências para um mindset resiliente, ético, flexível, criativo e sistêmico. Incrementar o potencial para uma gestão contemporânea, exigente e de transformações, e ao mesmo tempo, humanizado.

Discutir os riscos atuais ligados aos riscos financeiros e de sustentabilidade. A gestão contemporânea precisa ter um olhar focado no risco e sustentabilidade como fontes seguras de desenvolvimento organizacional ético e com visão de futuro. Apresentar certificações financeiras e fontes de investimento para implantação e gestão das práticas ESG de uma forma viável e rentável para as organizações.

Abordar as questões jurídicas ligadas às práticas ESG visando o cumprimento das normas exigências legais para as mais diversas certificações, questões éticas, normas interconectadas às regras da governança corporativa, inclusive para o mercado e a regulação da bolsa de valores brasileira e internacional.

Módulo 2

Level Conceitos Gerais em Gestão Estratégica

Certificado Intermediário Level Conceitos Gerais em Gestão Estratégica

Abordar os conceitos de sustentabilidade, definição de “ESG”, gestão ambiental empresarial, geração de valor e gestão de risco em sustentabilidade. Avaliação da cadeia produtiva sob o olhar da sustentabilidade e da gestão ambiental. Marcos regulamentadores e normas. Indicadores de sustentabilidade e de gestão, mensuração e monitoramento das questões de sustentabilidade e seu alinhamento com a contabilidade e relatórios corporativos.

Desenvolver no discente uma visão moderna da economia verde e em sintonia com os princípios da ONU e as ODS. Para esta característica contemporânea, discute, desenvolve e lapida os conceitos da economia circular, criativa e compartilhada por conceitos competitivos modernos da competição.

''Implantando uma cultura de inovação. Porque a inovação falha. A inovação e o trabalho a ser realizado. O que os clientes não dizem. Dimensões das soluções; funcional, emocional e social. Recursos e ferramentas no processo da inovação. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey ''''Descubra o Porquê''''.

Módulo 3

Level Planejamento

Certificado Intermediário Level Planejamento

Traduzir para os alunos a condição de inteligência sustentável muito além do papel. Desenvolver sim o pensamento de cidades e modelos de negócios que trabalhem a base de respeito ao meio ambiente e com igualdade social.

Aborda as práticas de diversidade, direitos humanos, cultura e comunicação no ambiente organizacional. Desenvolve programas de diversidade, equidade e inclusão, éticos e em sintonia com as necessidades organizacionais. Discute as políticas de diversidade e inclusão, diversidade e competitividade, ao mesmo tempo em que desenvolve a visão de estratégia competitiva.

Discutir a concepção de propósitos e a gestão de valor das marcas (branding) a partir das dimensões do ESG, o que inclui a sinergia entre comunicação institucional, mercadológica e interna. Como combater as práticas de greenwashing. Apresentar relatórios de ESG como parte da comunicação de branding.

Módulo 4

Level Técnicas Aplicadas em Gestão Estratégica

Certificado Intermediário Level Técnicas Aplicadas em Gestão Estratégica

Discutir e desenvolver as questões do desenvolvimento social nas organizações em sintonia com as necessidades e características do compliance de uma forma humanizada com equidade social, de acordo com as características da organização e macrotendências do mercado em geral.  Propõe o desenvolvimento social das organizações de forma sustentável.

Fundamentos do empreendedorismo sustentável, abordagem da inovação como motor de soluções sustentáveis, princípios e importância do empreendedorismo sustentável, análise detalhada dos princípios éticos e transparentes do empreendedorismo sustentável, modelos de negócios sustentáveis e exploração aprofundada de modelos de negócios sustentáveis, incluindo economia circular, upcycling, cocriação, compartilhamento, economia circular.

Propõe  a adoção de metodologias de pesquisa híbridas, com o objetivo de desenvolver ou aprimorar a experiência das organizações/mercadológicas ou de inovação em áreas emergentes ou segmentos específicos. Sugere-se a elaboração de relatórios, projetos, papers, fundamentados em análises sociais, governamentais, ambientais e tecnológicas. Através destas práticas, o aluno será incentivado a desenvolver o pensamento crítico e acadêmico, visando fornecer suporte estratégico para o planejamento de empresas e organizações e práticas de pesquisas científicas.

TCC

Projeto Prático – 40h

Trabalho de Conclusão de Curso 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) integra a matriz curricular do curso e constitui atividade obrigatória para sua integralização. O TCC consiste em um estudo aprofundado de um tema específico relacionado à área, o qual deverá ser apresentado em formato a ser definido em conjunto com o orientador(a).
Na condução deste trabalho o estudante tem a oportunidade de contrapor teoria e prática, bem como iniciar ou aprofundar-se na pesquisa científica, contribuindo para a construção do conhecimento e preparando-se para, eventualmente, cursar uma pós-graduação stricto sensu.

QUALIFIQUE-SE PARA SE DIFERENCIAR E ATUAR EM UMA ÁREA CADA VEZ MAIS ESTRATÉGICA NOS NEGÓCIOS