O networking empresarial é uma ferramenta muito útil para gerar reconhecimento a um profissional e proporcionar oportunidades valiosas ao longo da sua carreira. No entanto, para que isso aconteça é preciso saber como estabelecer conexões vantajosas.

Para elucidar melhor o assunto e ajudar você a entender como estabelecer um bom networking empresarial, elencamos algumas dicas cruciais sobre o assunto. Então, se isso gera interesse em você, continue acompanhando este conteúdo!

O que é networking empresarial?

Networking empresarial nada mais é do que aquela rede de contatos que você estabelece ao longo da sua carreira e que gera valor para o seu desenvolvimento profissional. São parceiros estratégicos, pares de trabalho, antigos chefes ou até mesmo os colegas de faculdade que podem recomendar ou serem recomendados por você.

Isso funciona de uma maneira muito simples. Sabe quando você está buscando recolocação profissional e liga para um antigo colega perguntando se tem alguma vaga aberta na empresa em que ele trabalha? Ou, então, quando você quer falar sobre um projeto ou divulgar seu nome em um evento importante e conhece um organizador?

Se você tem acesso a essas pessoas “importantes” para o seu objetivo, você tem um networking. Elas são peças-chave que conectam você a quem o interessa, seja para fechar um negócio ou para divulgar a sua marca pessoal, no seu nome.

Mas, atenção, pois aqui vai uma informação importante sobre essa relação: ela precisa ser uma via de mão dupla. Não basta enxergar os seus contatos como mera possibilidade de recomendação. Você também precisa gerar valor para eles!

Por que o networking empresarial é importante?

Agora, está na hora de descobrir como o networking empresarial pode contribuir com a sua carreira. Então, fique de olho nas principais vantagens geradas por ele!

Oportunidade de crescimento

Quando você inicia sua carreira, ter contatos que conectam você aqui e ali pode ser muito útil para o seu crescimento. É por meio dessas relações que você recebe novas propostas de emprego, convites para palestras ou até mesmo indicações de negócios.

Orientação na carreira

Ter um bom networking empresarial também pode se tornar uma ótima forma de adquirir conhecimento com outros profissionais. Eles podem orientar você (por experiência própria) sobre quais caminhos seguir para chegar a determinada pessoa, cargo ou empresa, por exemplo.

Gera autoridade

Quando você tem uma rede de contatos forte e gera valor de verdade para eles, seu nome começa a ficar conhecido em muitos lugares. E o melhor: sua reputação cresce de uma maneira positiva e você passa a ser visto como um profissional que contribui para o crescimento de outros.

Proporciona indicações

Sim, a grande vantagem de um networking empresarial são as indicações. Como você já viu, elas podem ser de diversas naturezas: para um cargo importante, para palestrar em algum evento, para negociar com um cliente específico ou até mesmo para ser mentorado por um expert.

Como fazer um networking empresarial?

Diante de tantos benefícios, você deve estar se perguntando o que precisa fazer para chegar lá e estabelecer essas relações tão valiosas com os seus pares, não é verdade? Não se preocupe, afinal, trouxemos algumas dicas que vão ajudá-lo nessa missão. Fique atento a elas!

Atualize suas redes sociais

O primeiro passo para estabelecer um networking de qualidade é ter uma boa imagem pessoal, o que significa que além de cuidar da sua postura profissional, você deve cuidar do seu cartão de visitas na internet — suas redes sociais. Certifique-se de que elas vendem uma boa imagem ao seu respeito.

Nesse sentido, o primeiro grande passo é atualizar o seu LinkedIn e adicionar informações atualizadas sobre as suas conquistas pessoais. No Facebook e no Instagram, procure manter uma postura neutra, evitando postagens polêmicas e que possam dificultar suas conexões profissionais.

Participe de eventos

O próximo passo é começar a participar de eventos do seu nicho de atuação. Sim, estar em meio a eventos vai ajudá-lo a se conectar com pessoas que têm objetivos em comum. Além disso, vai qualificar o seu networking, afinal, se você conhece alguém que está em um curso de atualização, por exemplo, você sabe que é uma pessoa em busca de desenvolvimento constante.

Além disso, os eventos são ótimas oportunidades para criar pontes entre áreas bastante diferentes, mas complementares. Se você participa de um workshop sobre liderança, por exemplo, pode encontrar líderes de multinacionais e microempreendedores, de segmentos que vão das indústrias aos serviços.

Produza conteúdos

Se você quer ser bem visto e ganhar credibilidade pelo seu trabalho, comece a produzir conteúdos sobre o que você faz. Discorra sobre assuntos que estão em alta, compartilhe dicas, eduque sua audiência. O LinkedIn é um ótimo lugar para isso.

Além de qualificar o público que consome os seus conteúdos, você ainda gera engajamento. Muitas pessoas interessadas no seu trabalho podem acabar entrando em contato para agendar uma reunião, pedir uma consultoria ou contratar outros serviços seus. E, ainda que isso não aconteça, você pode ajudar a gerar valor na carreira de outra pessoa.

Nutra relações de longo prazo

Pare de pensar nas relações de curto prazo e comece a nutrir relacionamentos duradouros. Não encare um potencial contato pensando no que ele pode oferecer hoje. Em muitos casos, você terá mais a oferecer a ele do que o contrário — e ainda assim essa pode ser uma conexão vantajosa.

Quando você ajuda um profissional a escalar sua própria carreira, a chance dele retornar oportunidades promissoras para você no futuro são enormes. Dificilmente alguém esquecerá quando você fizer uma indicação de valor ou abrir alguma porta importante, e esse bem pode voltar para você.

Agregue valor na vida das pessoas

Não pense apenas em si mesmo e em quanto benefício você pode tirar de um networking empresarial. Comece a se questionar sobre como você pode ajudar as outras pessoas a prosperarem. Sempre que você não conseguir atender a uma necessidade de um cliente, tenha alguém de confiança para indicar. Quando não puder aceitar uma proposta, redirecione-a para outro profissional. Se não puder aceitar um convite, sugira alguém das suas conexões.

São essas pequenas contribuições que vão fazer com que você se torne uma peça-chave na vida das pessoas. Com o tempo, elas passarão a vê-lo como uma referência e como alguém confiável para que elas mesmas possam recomendar.

Se você achava que networking empresarial era só ter um monte de contatos salvos na sua lista de e-mail ou WhatsApp, já percebeu que não é bem assim, não é mesmo? A boa notícia é que agora você pode usar essa ferramenta de forma estratégica para alavancar a sua carreira e a de outras pessoas. Aproveite isso a seu favor.

Aliás, se este conteúdo sobre networking empresarial foi útil para você, que tal compartilhar este post com outras pessoas e dar início a conexões de qualidade?

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