Administrar corretamente uma empresa exige muito mais do que apenas entregar um produto de qualidade. É necessário lidar com fornecedores, atendimento ao cliente, pagamento de tributos, entre outras tarefas. No fim das contas, muitas delas se resumem a lidar com dinheiro. Uma tarefa normalmente assumida pelo gestor financeiro.

Essa é uma das funções mais importantes dentro de qualquer empresa, independente de seu porte. Por isso que tantos negócios possuem um profissional dedicado e especializado. Se você quer abrir o próprio negócio ou pretende seguir carreira na área financeira, essa pode ser uma ótima alternativa.

Acompanhe e entenda melhor o que é um gestor financeiro e quais são suas funções.

O que é um gestor financeiro e quais são suas funções?

Como o nome indica, esse é o profissional responsável por administrar as finanças de um negócio, acompanhando suas movimentações e garantindo sua saúde financeira. Seu papel é bem simples: garantir que o caixa da empresa termine sempre no positivo após o período definido, seja de um mês ou qualquer que seja a duração de um projeto.

Veja aqui algumas de suas funções mais comuns dentro de um negócio.

Controle e planejamento de finanças

A primeira tarefa que você encontra como gestor financeiro é a administração direta dos recursos da empresa. Em primeiro lugar, você deve monitorar todos os ativos e passivos do negócio, incluindo seus valores, datas e finalidades. Com esses dados em mãos, o próximo passo é usá-los para fazer o planejamento financeiro do negócio, gestão de custos etc.

Auditorias financeiras

Com o tempo, é comum que pequenos desvios ou erros nos cálculos das finanças da empresa levem a uma incoerência maior entre os seus recursos reais e os que estão listados. Por isso que o gestor financeiro deve fazer auditorias financeiras com alguma frequência. Assim, todos esses números são recalculados do zero e realinhados com a realidade.

Captação e aplicação de recursos

Quando uma empresa está em busca de investidores ou linhas de crédito, também é trabalho do gestor financeiro avaliar essas opções e encontrar aquela mais promissora. Isso envolve analisar as opções disponíveis, comparar taxas, prazos e condições para apontar aquela que traz o melhor retorno financeiro para a equipe.

Qual é a importância desse profissional nas empresas?

Todo negócio precisa de um gestor financeiro, sem exceção. Mesmo microempresas individuais ainda precisam de alguém para realizar todo esse monitoramento. A única diferença é que só há uma pessoa responsável por todas as tarefas. Por ser uma função tão relevante, ela também possui alta demanda.

Veja aqui algumas das principais contribuições do gestor financeiro para um negócio.

Facilitar a administração do negócio

Ter um profissional dedicado a acompanhar as finanças da empresa torna bem mais fácil o processo de tomada de decisão dentro do negócio. Saber exatamente onde estão seus principais custos e quais são suas fontes de receita é muito importante na hora de fazer um novo investimento ou expandir.

Manter e empresa dentro das exigências da lei

Todo negócio também precisa pagar impostos e prestar contas para se manter dentro da legalidade. Um processo bem complexo e demorado para a maioria das pessoas. O gestor aqui pode contribuir bastante, pois já possui boa parte das informações necessárias à mão como parte do seu trabalho.

Encontrar novas oportunidades de crescimento

Combinando as avaliações financeiras com um estudo do seu público, o gestor financeiro também contribui bastante na hora de planejar o crescimento do seu negócio. A partir de todas essas avaliações e análises, você pode encontrar vários novos nichos de mercado ou descobrir uma demanda ainda pouco explorada no seu público-alvo.

Como ser um bom gestor financeiro?

Se você se interessa em trabalhar nessa área, saiba que há sempre bastante demanda e pode ser uma carreira bem rentável. Basta que você desenvolva certas qualidades importantes para atuar na área. Veja aqui algumas das principais.

Estude e se atualize sempre

Independente da área de atuação, todo profissional precisa se especializar e continuar se atualizando. Conhecimento básico sobre economia, administração de empresas e finanças é fundamental para essa função, mas também é importante acompanhar as leis relacionadas a essa gestão, quais são as exigências para diferentes nichos de empresas, entre outros dados relevantes para manter um negócio dentro da lei.

Exercite um olhar analítico

Boa parte das suas tarefas como gestor financeiro envolvem olhar grandes quantidades de informação e procurar por uma série de padrões e minúcias. Valores que precisam ser cobertos, organização de despesas, planejamento de custos, entre outras coisas do tipo. Se você quer ter o melhor desempenho possível nessa função, então precisa começar a exercitar esse olhar desde cedo. Procurar os detalhes e sempre tentar entender como essas peças se encaixam.

Tenha uma visão de longo prazo

Um dos principais mandamentos na gestão financeira é focar nos resultados de médio e longo prazo, não apenas no imediato. Algo que traz um bom retorno agora pode não ter o melhor efeito no caixa da empresa após um ano ou mais. Da mesma forma, algo que traz maiores despesas hoje pode ser um investimento com retorno considerável daqui a algum tempo.

Desenvolva suas habilidades de liderança

Mesmo que você não seja o dono do negócio, sua palavra ainda carrega bastante peso na forma como ele será conduzido. Por exemplo, se você diz que um investimento em particular tem poucas chances de retorno, é bem provável que ele não aconteça. Sendo assim, você precisa estar preparado para assumir certas responsabilidades, especialmente ao lidar com outros colaboradores.

Mantenha um pouco de criatividade

Não é por que seu trabalho envolve análise, memória e lógica que você não precisa de criatividade. Às vezes, você terá que encontrar uma solução “fora da caixa” para lidar com algumas despesas ou manter as despesas em dia. Imaginação é fundamental para aplicar seu conhecimento acumulado de forma inovadora.

Agora você já sabe mais sobre a importância do gestor financeiro para as empresas e quais suas principais habilidades exigidas. Essa alta demanda significa que você terá várias oportunidades se decidir começar a sua carreira na área.

Se está pensando em atuar como profissional na área financeira, visite o site da FranklinCovey Business School e conte com a nossa ajuda em seu preparo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *