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Curso de Graduação

Recursos Humanos

Com certificações intermediárias de nível Carreira, Estratégia e Liderança

Duração Curso

24 meses
1680h

Aulas Live Online

Toda quarta-feira,
das 19h às 22h40

Próxima Turma

10/08/2022

Mensalidade

Até 24 parcelas de R$ 424,00
Consulte condições de bolsas e descontos via whatsapp.

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Objetivo do curso

O curso formará o profissional capaz de analisar um plano estratégico institucional, elaborar um plano tático e operacional para os setores de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação, departamento de pessoal e desenvolver e gerenciar planos de carreira. Será capaz de atuar de forma integrada com todos os setores de uma organização, utilizando métodos e técnicas específicas da área, para gerenciar processos empresariais e pessoas.

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Book do curso

 

Grade Curricular

Módulo 1

Certificação Level Carreira

Certificado Intermediário Level Carreira
1º semestre – Certificado Intermediário I

Gestão de Marketing (80h)

Fundamentação do Marketing. As orientações mercadológicas e seu papel no compromisso com a sustentabilidade. Definição das ações organizacionais e sua relação com os grupos de interesse (stakeholders). Marketing Ambiental. Caracterização do mix ou composto de Marketing na relação e aplicação a organizações públicas, governamentais e do terceiro setor.

Gestão de Pessoas - Relações Humanas (80h)

Gestão de Pessoas, origem, trajetória, papel estratégico, tendências e perspectivas. Modelos de Gestão de Pessoas. Gestão Estratégica de Recursos Humanos e sua vinculação a Estratégia da Organização. Definição de políticas e práticas de Gestão de Pessoas nas organizações em diferentes realidades. Atividades e procedimentos dos processos de trabalho em Gestão de Pessoas e os impactos de sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais: Movimentação (planejamento, captação, transferência, expatriação e recolocação); Desenvolvimento (Gestão de Desempenho e Carreira, Treinamento e Desenvolvimento dos indivíduos e equipes). Direitos Humanos nas organizações. Valorização das Pessoas (remuneração e serviços) e Motivação.

Economia e Negócios (80h)

Estudo da Macroeconomia do comportamento da economia e seu conjunto. Análise do desempenho econômico e flutuações conjunturais. Estabelecimento de relações entre PIB, níveis de renda, investimento, emprego etc. Trocas internacionais e balança de pagamentos. Finanças públicas, disfunções da economia e indicadores de desempenho. Microeconomia: Unidades individualizáveis da economia. Estrutura, funcionamento e conformações básicas da oferta e procura. Funções e imperfeições de mercado. Custos e benefícios privados. Abordar as interações das empresas com o ambiente econômico, com objetivo de propor estratégias competitivas e/ou melhores práticas.

Meio Ambiente e Sociedade - Relações Afrodescendentes (80h)

Fundamentos das Ciências Sociais e suas especificidades; A atualidade das Ciências Sociais na análise da vida contemporânea; A contribuição da Antropologia e da Ciência Política para a compreensão dos fenômenos culturais e sociais; Direitos Humanos na Sociedade. As Relações Étnicos Raciais. Estudo de Ecossistemas. A natureza e o comportamento dos Sistemas Naturais. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Reversão de tendências. Sustentabilidade. Responsabilidade Empresarial. Educação Ambiental para um cidadão global.

Princípios da Eficácia (80h)

Compreensão de fatores complexos nas organizações. Proatividade como fator de melhoria nas sinergias corporativas. Análise de questões sociais a partir das relações nas organizações. Estudo dos fenômenos como liderança e tomada de decisões, trabalho em equipe, resolução de conflitos. Fundamentação de desenho organizacional. Análise das organizações, política e simbolismos, cultura organizacional. Interface entre inovação nas organizações e relações sociais.

Módulo 2

Certificação Level Estratégia

Certificado Intermediário Level Estratégia
2º semestre – Certificado Intermediário II

Gestão Financeira (80h)

Análise de planejamento e controle financeiro. Estudo dos efeitos de alavancagem. Noções de fontes de financiamento das atividades empresariais. Fundamentação da formação de preços e aspectos gerais do orçamento empresarial e pessoal. Fundamentos e Técnicas de Administração financeira. Aprofundamento de função financeira nas empresas. Análise das demonstrações financeiras e dos índices financeiros voltados a gestão Administrativa.

Comunicação Empresarial (80h)

Elaboração e apresentação do portifólio de uma empresa, organização textual para contribuição de uma comunicação escrita eficaz no ambiente empresarial. Formas de comunicação no meio empresarial. Princípios éticos e a responsabilidade na veiculação da imagem institucional. Criação de projetos. Análise dos resultados operacionais em reuniões, simpósios, congressos, palestras. Estudo de técnicas de negociações.

Gestão de Projetos (80h)

Papel e Perfil do Gerente de Projetos. Aspectos Humanos e Comportamentais da Gestão de Projetos. Sistemas de Gerenciamento de Projetos. Áreas do Conhecimento: Gestão da Integração, Gestão de Escopo, Gestão de Tempo, Gestão de Custos, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Comunicações, Gestão de Risco, Gestão de Aquisições. Técnicas de Acompanhamento de Projetos. Planejamento e Controle Assistido por Computador. Investigação científica. Compreensão das etapas de uma pesquisa. Organização e gestão de projetos com múltiplos objetivos. Apresentação de metodologias de gestão de projetos e suas aplicações práticas.

Empreendedorismo (80h)

Abordagem de conceitos introdutórios e diferenciais entre os papéis do empreendedor, do empresário e da empresa empreendedora. Abordagem das técnicas e ferramentas de construção de atitudes empreendedoras com vistas à construção de um referencial estratégico, ação de administrar. Empreendedorismo ambiental. Elaboração de técnicas e práticas de novos negócios com a formalização dos aspectos legais na criação e manutenção de empresas.

Liderança e Comportamento Organizacional (80h)

Estudo do comportamento organizacional e seus temas transversais: Fundamentação de comunicação interpessoal e organizacional, aprendizagem organizacional, conflitos interpessoais e intergrupais. Análise de emoções, prazer e relações afetivas nas organizações. Estabelecimento de relações entre comportamento dos indivíduos nas organizações com a psicopatologia. Tipologias da Liderança, com bases na individualidade. Características e habilidades dos líderes. Abordagem das diferenças entre líderes e chefes administradores. Liderança com Mediação, Argumentação e Persuasão.

Módulo 3

Certificação Level Liderança

Certificado Intermediário Level Liderança
3º semestre – Certificado Intermediário III

Gestão da Criatividade e Inovação (80h)

Conceitos de desenvolvimento da criatividade. Estímulo do processo criativo e de inovação. Interface entre as áreas de negócios e gestão e o processo criativo. Pensamento sistêmico para a inovação. Estratégias para o ambiente de negócios.

Disciplina Optativa: LIBRAS (40h)

Reflexão em torno da necessidade da inclusão de conhecimentos sobre a linguagem dos surdos no repertório de conhecimentos. Compreensão dos significados da comunicação na língua de sinais. Ampliação do processo de comunicação e da construção da identidade do surdo no cenário educativo. Reflexão em torno das relações entre linguagem, surdez e educação.

Políticas Estratégicas de Gestão de Pessoas (80h)

Estudo do processo de planejamento estratégico das organizações com caracterização do ambiente interno e do ambiente externo à organização. Análise da relação entre competências e estratégias organizacionais. Análise dos mecanismos de governança corporativa. O processo de avaliação dos resultados a partir de indicadores e tendências. A socialização organizacional.

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (80h)

Estudo de estratégias de desenvolvimento de pessoas por programas de treinamento. Análise da gestão do conhecimento e da educação corporativa como estratégias de desenvolvimento da cadeia de valor. Apresentação de técnicas modernas de desenvolvimento, como coaching, mentoring, espaços de compartilhamento de conhecimento e e-learning.

Gestão de Carreiras (80h)

Fundamentação de técnicas atratividade de novos colaboradores. Análise da gestão de cargos, remuneração e carreira. Estabelecimento de relações entre organização competitiva e gestão de talentos. Abordagens profissionais para estabelecer novas relações dos indivíduos com suas trajetórias profissionais, as novas formas de vivência do trabalho, as novas perspectivas para organizações e pessoas. Traçar um plano de carreira e sucessão, para garantir que as suas decisões se encaixem com seus objetivos.

Recrutamento e Seleção (80h)

Estudo das modernas técnicas de recrutamento e seleção de novos colaboradores para as organizações. Abordagem do método de seleção por competências. Construção de perfis dos cargos. Optar por meios e fontes de recrutamento indicadas para cada perfil.

Projeto Integrador Orientado I (20h)

O Projeto Integrador Orientado é uma atividade proposta ao Estudante para a construção da interdisciplinaridade durante seu desenvolvimento, estimulando-o a reconhecer o caráter multidisciplinar, complexo e relacional da convivência social, do exercício profissional e das competências necessárias ao seu exercício. O enfoque interdisciplinar é mais dialógico, sistêmico e centrado no indivíduo e na sua aprendizagem. Com um desenho curricular voltado para uma estrutura mais flexível, esse enfoque privilegia desempenhos, articulação e mobilização entre os diversos saberes. Para efeito de conceituação, o Projeto Integrador Orientado é considerado uma estratégia pedagógica de caráter interdisciplinar, constituída de etapas e fases. Além disso, funciona como um eixo articulador do currículo (disciplina ou tema), no sentido de promover a integração curricular, a mobilização, a realização, e a aplicação de conhecimentos que contribuam para que a totalidade possa ser visualizada no decorrer do percurso formativo do estudante.

Módulo 4

Diploma de Graduado

Diploma
4º semestre – Certificado Intermediário IV

Legislação Trabalhista e Previdenciária (80h)

Estudo do papel dos sindicatos, técnicas de negociação e legislação trabalhista. Análise de acordos sindicais, processos trabalhistas e seus encaminhamentos. Detalhamento das possíveis consequências a curto, médio e longo prazos, tanto para a organização quanto para as pessoas envolvidas. Critérios dos itens necessários para acionamento de Benefícios, entre outros, vinculados ao INSS.

Saúde Ocupacional (80h)

Discussão dos programas de qualidade de vida no trabalho. Caracterização das normas de medicina e segurança ocupacional. Exame de questões sobre bem-estar no trabalho. Atenção aos funcionários com necessidades especiais. Análise das necessidades biopsicossociais dos trabalhadores, das exigências da organização, do trabalho e dos aspectos legais relacionados.

Clima e Consultoria Organizacional (80h)

Estudo da área de gestão de pessoas com a motivação, a criatividade, o desempenho e o trabalho em equipe. Conceitos de Consultoria Interna de RH e suas ações para o desenvolvimento organizacional. Papel estratégico e atendimento eficaz às demandas das áreas clientes. Análise de casos de empresas nas quais a área de RH agrega valor ao negócio.

Gestão da Folha de Pagamento (80h)

Estudo da gestão de um sistema de folha de pagamento. Detalhamento de impostos, férias, aspectos legais, cálculos matemáticos, impactos contábeis e financeiros, na metodologia teóricas. Utilização de software. Estudo da gestão de um sistema de folha de pagamento com o amplo escopo de variáveis envolvidas, desde os impostos, férias, aspectos legais, cálculos matemáticos, impactos contábeis e financeiros. Análise do impacto dos benefícios sobre as pessoas da organização.

Políticas Estratégicas de Análise de Desempenho (80h)

Aplicação de metodologias de avaliação de desempenho para obtenção de indicadores de resultados das equipes de trabalho. Métricas para avaliação de desempenho e otimização da gestão estratégica de recursos humanos. Aspectos gerais dos indicadores na área de RH.

Projeto Integrador Orientado II (20h)

O Projeto Integrador Orientado é uma atividade proposta ao Estudante para a construção da interdisciplinaridade durante seu desenvolvimento, estimulando-o a reconhecer o caráter multidisciplinar, complexo e relacional da convivência social, do exercício profissional e das competências necessárias ao seu exercício. O enfoque interdisciplinar é mais dialógico, sistêmico e centrado no indivíduo e na sua aprendizagem. Com um desenho curricular voltado para uma estrutura mais flexível, esse enfoque privilegia desempenhos, articulação e mobilização entre os diversos saberes. Para efeito de conceituação, o Projeto Integrador Orientado é considerado uma estratégia pedagógica de caráter interdisciplinar, constituída de etapas e fases. Além disso, funciona como um eixo articulador do currículo (disciplina ou tema), no sentido de promover a integração curricular, a mobilização, a realização, e a aplicação de conhecimentos que contribuam para que a totalidade possa ser visualizada no decorrer do percurso formativo do estudante.

A Trilha de Aprendizagem é um poderoso recurso metodológico que permite ao estudante aumentar seu repertório ao ter acesso aos objetos instrucionais como textos, vídeos, podcasts, quizzes etc.

franklincovey

Trilha de Aprendizagem

Trilhar a trilha significa chegar ao momento síncrono preparado para fazer perguntas e contribuições significativas aos docentes e ser protagonista no processo de aprendizagem.

Corpo Docente

Bill Moraes

Professor de MBA

Bill Moraes

Professor de MBA

Bill Moraes é co-autor do livro “As 4 Disciplinas de Execução”, consultor administrativo da prática de execução e Vice-Presidente executivo da FranklinCovey Brasil. A carreira de Bill Moraes abrange mais de duas décadas de experiência na liderança e operação de organizações públicas e privadas, trabalhando em setores-chave como Tecnologia da Informação, Serviços Profissionais, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Vendas Complexas, como Gerente de Contas, Gerente Regional e Diretor Gerente. Professor de MBA em Liderança e Gestão Organizacional na FranklinCovey Business School, Bill ensina sobre liderança de pessoas e equipes, abordando teorias de motivação, modelos mentais, processos estruturados de desenvolvimento de pessoas, inteligência de execução e novos paradigmas de liderança.

Celi Langhi

Mestre Doutora

Celi Langhi

Mestre Doutora

Doutora e Mestre em Psicologia da Educação pela USP; Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo; Especialista em Didática e Pedagoga. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza. Professora de MBA nos cursos: Liderança e Gestão Organizacional da FranklinCovey e em Gestão de Projetos e Processos no Centro Paula Souza. Pesquisadora na área de aprendizagem organizacional e educação corporativa. Publicou vários livros e artigos na área de aprendizagem significativa, desenvolvimento de competências, avaliação de TD&E, educação corporativa, liderança e gestão de pessoas. É sócia-proprietária da Infolearning Projetos Educacionais.

José Mauricio C. M. da Silva

Mestre Doutor em Comunicação

José Mauricio C. M. da Silva

Mestre Doutor em Comunicação

Professor da FranklinCovey Education e da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos bacharelados de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Letras, habilitação em Edição. Professor no Centro universitário Faculdade das Américas na área de Comunicação e no curso de Medicina. Formado em Propaganda, Publicidade e Criação pela Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e também em Comunicação e Artes do Corpo pela Faculdade de Comunicação e Filosofia da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica (bolsista do Cnpq) também pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de Doutoramento (Bolsa Capes PDEE) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho em Portugal. Seu principal objeto de pesquisa é o carnaval e seus processos comunicativos e midiáticos.

Renato Torquato

Mestre em Comunicação

Renato Torquato

Mestre em Comunicação

Empreendedor, professor e consultor, Renato Torquato é mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, Especialização em Administração pelo IBMEC e em Administração de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, e Graduação em Ciências Econômicas na FMU. Trajetória profissional com 25 anos de experiência no mercado financeiro, onde trabalhou em duas das maiores instituições financeiras do país. Está no ambiente acadêmico desde 2009 como professor, hoje lecionando também na FranklinCovey Education. Proprietário da empresa Fluir Investimentos, a qual atua desde 2008, em consultoria e treinamento de finanças para Famílias e Empresas. Escreveu o livro Básico em Tesouraria, juntamente com o Prof. Márcio Barros de Souza, o qual foi lançado pela Editora Senac lançado em 2016 e está em sua 2ª edição.

Sergio Luis I. de Oliveira

Professor Neuromarketing

Sergio Luis I. de Oliveira

Professor Neuromarketing

Autor do Livro Desmistificando o Marketing, o prof. Sergio Ignacio irá abordar um tema extremamente relevante para os dias atuais. Esta Masterclass tem como objetivo central entender como o Neuromarketing pode ajudar no entendimento do comportamento dos “novos consumidores” e liderança das organizações. Nos encontramos em um contexto no qual os novos hábitos de consumo estão mudando em uma intensidade jamais vista, mas será que as análises tradicionais permitem um adequado entendimento destas mudanças? Partido do pressuposto que para liderar é necessário conhecer o mercado, apresentamos o Neuromarketing como uma alternativa as formas tradicionais de análise do comportamento dos consumidores. Portanto, discutiremos as mudanças do mercado, as novas tecnologias para entender o comportamento dos consumidores, e a importância de conhecer o mercado para liderar organizações.

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As soluções FranklinCovey ajudam as pessoas a enxergar as coisas de uma maneira diferente – O primeiro passo na mudança.

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