Você conhece alguém que, após concluir a faculdade, resolveu colocar seus conhecimentos em prática abrindo uma empresa? Isso é muito comum, e não faltam exemplos de profissionais competentes que têm bastante sucesso em um pequeno ou médio negócio.

No entanto, gerenciar uma empresa é uma habilidade, por si só, que precisa ser trabalhada para sua sobrevivência e expansão no mercado. E existem boas formações que ajudam nesse aspecto. Por exemplo, uma pós em Liderança e Gestão Organizacional.

Esse é um curso do tipo MBA, “Master of Business Administration”, uma categoria de pós-graduação latu sensu voltada para o ramo empresarial. Nela, você aprende tudo de que precisa para trabalhar suas habilidades e aprimorar o desempenho de todas as equipes no seu negócio. A longo prazo, será um excelente investimento do seu tempo.

Acompanhe e veja os principais motivos para fazer uma pós em Liderança e Gestão Organizacional.

1. Desenvolver habilidades de liderança

Muitas pessoas acreditam que líderes só aparecem naturalmente, como um talento inato. De fato, algumas pessoas cumprem esse papel mais facilmente. Porém, não se trata de algo que você nasce sabendo. Liderar é uma habilidade que pode ser aprendida e exercitada no dia a dia. Ou seja, você também é capaz de assumir esse posto na sua empresa.

Durante essa pós-graduação, você estudará diversas disciplinas com o intuito de trabalhar suas habilidades de liderança. Isso inclui um pensamento mais estratégico, habilidades de comunicação, saber ouvir e interpretar, entre outras coisas do tipo. Todo esse conjunto faz uma grande diferença na forma como você lida com sua empresa.

2. Terminar a formação mais rápido

Um dos principais argumentos de muitas pessoas para não fazerem uma pós-graduação é a duração do curso. Dependendo da área e do seu objetivo, ela pode ser bem demorada. Isso quando não se trata de uma segunda graduação, que dura ao menos quatro anos. É muito tempo e energia que você teria que dedicar para algo fora da sua empresa.

Felizmente, a pós em Liderança e Gestão Organizacional é bem mais direta. O curso tem duração total de seis meses, já englobando todos os conteúdos de que você precisa para se aprimorar. Logo, é mais fácil conciliar as demandas da pós-graduação com as da sua empresa, e você pode colher os frutos do seu esforço mais rapidamente.

3. Aprender a otimizar sua empresa

Boa parte do desempenho da sua equipe depende menos dos recursos físicos disponíveis e mais do modo como eles são distribuídos e aplicados em todo o negócio.

Saber como alocar sua equipe para torná-la mais produtiva no dia a dia também é uma habilidade importante de qualquer líder em uma empresa. Esse é o tipo de competência que você vai desenvolver durante a sua pós em liderança e gestão organizacional.

Em cada disciplina, você vai estudar como fazer um planejamento estratégico, como avaliar melhor o desempenho dos colaboradores e como utilizar esses dados para elevar os resultados obtidos sem ter que comprometer o bem-estar da equipe nem a rentabilidade do seu negócio.

4. Atualizar seu conhecimento na área

Se você já tem uma formação na área de administração ou outro campo relacionado à gestão de empresas, pode parecer que essa pós-graduação seja redundante. Porém, não se trata apenas de adquirir uma nova área de formação, mas também de manter o seu conhecimento em par com as inovações e os avanços mais recentes.

Com o tempo, novas metodologias, teorias, ferramentas, tecnologias e leis são incorporadas ao trabalho de gestão empresarial. Isso significa que, para conseguir acompanhar as novas demandas do mercado e destacar seu negócio dos concorrentes, você deve conhecer essas atualizações e como incorporá-las ao dia a dia da sua empresa.

5. Ampliar suas perspectivas de empreendimento

Ter o conhecimento específico da área na qual você empreende é importante, claro. Um cozinheiro, por exemplo, está mais bem equipado para entender a administração de um restaurante.

Entretanto, há muitas coisas que vão além desse conhecimento específico e que se aplicam a todo tipo de negócio. É o caso de melhor gestão de equipes, pensamento estratégico e planejamento empresarial.

Esse é o tipo de tema que você pode dominar ao fazer uma pós em Liderança e Gestão Organizacional. O acúmulo desses conhecimentos dá mais opções na hora de empreender, formar parcerias e identificar as melhores oportunidades de mercado — algo muito importante para viabilizar seu crescimento a longo prazo.

6. Focar a atuação empresarial

Outra dúvida de empreendedores que pensam em fazer uma pós é como ela se aplica ao seu dia a dia de trabalho. Em algumas áreas, o mais comum é ter uma formação voltada para a pesquisa e para a parte acadêmica. Porém, esse não é sempre o caso. Há muitas pós-graduações ideais para quem deseja empreender.

A pós em Liderança e Gestão Organizacional é do tipo MBA, ou seja, é focado na atuação no mercado de trabalho e, mais especificamente, no mundo empresarial. Todo o conteúdo é pensado para quem deseja empreender ou para quem já empreende e pretende se aprimorar. Como resultado, o benefício para seu trabalho é muito mais visível.

7. Ter oportunidade de fazer networking

Outra grande vantagem de fazer uma pós-graduação é o contato com pessoas que têm um perfil similar ao seu. Na pós em Liderança e Gestão Organizacional, por exemplo, você deve encontrar vários outros empreendedores, também interessados em melhorar o desempenho de suas equipes e ganhar mais espaço no mercado.

Nesse ambiente, você pode conhecer mais pessoas interessadas em formar parcerias e contribuir com seu trabalho, tanto entre seus colegas quanto professores. Se souber como aproveitar seu tempo, pode sair do curso já com novos fornecedores ou compradores.

Investir em uma pós em Liderança e Gestão Organizacional é uma excelente opção para você melhorar o desempenho da sua empresa. E, aqui FranklinCovey, é possível concluir seu curso com muito mais praticidade e em menos tempo. As aulas são online, ao vivo, e você também conta com todo o material de apoio necessário desde o começo.

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