A pós-graduação é uma etapa do ensino superior indicada para pessoas que desejam ampliar as possibilidades de atuação na carreira. O curso representa uma maneira eficiente de diferenciar-se e adquirir vantagem competitiva no mercado de trabalho.

O mais bacana é que a capacitação pode ser feita totalmente no formato a distância. Ou seja, é ideal para profissionais que precisam conciliar os estudos com os compromissos de trabalho, sem prejudicar a rotina.

Convidamos Anna Beatriz Cautela, diretora-geral e acadêmica da FranklinCovey, para responder a oito perguntas sobre a pós-graduação EAD. Acompanhe a seguir e confira!

1. Qual a importância de investir em uma pós-graduação?

Não há dúvidas de que a educação é sempre um bom investimento. A partir dos conhecimentos adquiridos, o profissional consegue aumentar o grau de formação de maneira simplificada, sobretudo por meio das atividades a distância.

Além disso, os cursos de pós-graduação oferecem aulas com profissionais altamente experientes do mercado, o que favorece bastante o processo de aprendizado.

Inclusive, é uma ótima oportunidade de fazer networking com professores e colegas, bem como com pessoas influentes do seu setor. O aluno ainda tem um ambiente propício para conquistar novas oportunidades de trabalho, tanto na empresa em que já atua quanto em outros ambientes corporativos.

2. Quais os benefícios de uma pós-graduação EAD?

A pós-graduação no formato EAD oferece diversas possibilidades aos estudantes. A principal delas se refere à flexibilidade com os estudos, permitindo que o aluno assista às aulas mesmo que esteja distante. Caso não consiga participar das atividades na data e no horário agendados, é possível assistir aos conteúdos posteriormente.

Por isso mesmo, o curso é indicado para profissionais que viajam muito ou que não podem comparecer ao campus. Outra vantagem é que você pode realizar o curso na instituição de ensino que deseja de forma remota, ainda que a unidade seja em outra cidade.

3. Como a pós-graduação EAD funciona?

Na pós-graduação EAD, os estudantes têm acesso aos conteúdos das disciplinas na plataforma de aprendizagem até o encerramento do curso. Os alunos podem entrar em contato com os professores na própria plataforma ou nas aulas ao vivo.

Além disso, é possível contar com o suporte de tutores, que são facilitadores nesse processo de comunicação entre alunos e instituição de ensino. O formato EAD é indicado para todos os profissionais que desejam especializar-se ou atualizar-se em determinada área de atuação.

Ainda, para todas as pessoas que precisam de flexibilidade de horário ou, até mesmo, que não dispõem de muito tempo para estar presencialmente em sala de aula em dias e horários fixos.

4. O diploma tem a mesma validade do presencial?

Sim. Mais do que a modalidade de ensino, o importante é o conteúdo e o quanto o aluno está disposto a aprender. No período da pandemia, por exemplo, todos os cursos passaram a acontecer de forma remota. E muitos estudantes que cursavam na modalidade presencial, após o retorno, preferiram continuar na EAD.

O mundo do trabalho entendeu que o principal é a dedicação e o interesse do estudante, além dos conhecimentos ofertados, e não apenas o formato das atividades e aulas.

5. Como programar-se para estudar nesse formato?

Um dos principais desafios que os alunos de cursos EAD enfrentam são a falta de planejamento e a procrastinação. Por isso, é importante planejar-se para as aulas e para a realização das atividades remotas, assim como no formato presencial.

Uma dica interessante é reservar um ou dois dias da semana para realizar as leituras e os exercícios propostos, além de programar-se para acompanhar todas as aulas ao vivo.

6. Os conteúdos ficam disponíveis por quanto tempo?

Geralmente, os conteúdos das aulas ficam disponíveis para os estudantes até o fim da pós-graduação. É uma maneira de os alunos aproveitarem ao máximo os conhecimentos.

Caso necessite, é possível retornar a algum módulo e rever as aulas para aprofundar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem. Isso porque tudo fica gravado na plataforma de ensino EAD.

7. Quais formatos existem dentro do online e para quem são indicados?

Quando falamos de pós-graduação, estamos falando de especialização lato sensu. Nessa modalidade, existem os cursos de pós-graduação e MBA. A pós-graduação é voltada para uma capacitação que auxilia o estudante no aprofundamento em determinado assunto.

Já os diferentes tipos de MBA têm o foco mais empresarial e profissional, tanto que são bastante procurados por gestores e empresários que precisam de atualização. No entanto, é preciso ter curso de graduação para realizar tanto a pós quanto o MBA.

8. Quais as vantagens de cursar uma pós-graduação EAD na FranklinCovey?

A FranklinCovey tem a proposta de formar líderes em execução e performance para o mercado de trabalho. Independentemente da área do curso, a liderança é uma competência essencial para todo profissional que deseja desenvolver diferencial competitivo.

A FranklinCovey tem atuação em 150 países e, no Brasil, é credenciada no Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos de ensino superior e pós-graduação. Inclusive, recebeu nota máxima do órgão no conceito institucional.

Os principais diferenciais dos cursos de pós-graduação da FranklinCovey são:

O estudante que tem interesse nos cursos de pós-graduação da FranklinCovey pode fazer a inscrição diretamente pelo site da instituição de ensino. Para isso, é feita uma entrevista com a coordenação do curso para apresentar a metodologia e os critérios de aprovação, bem como conhecer os objetivos do candidato.

Após a entrevista, o aluno pode realizar a matrícula e iniciar os estudos. O mais bacana é que, com a oferta mensal, não é necessário aguardar o próximo semestre para começar a jornada acadêmica.

Agora que você já sabe como a pós-graduação EAD funciona, o próximo passo é realizar a inscrição na área desejada. Lembre-se das vantagens da modalidade a distância e escolha, hoje mesmo, um curso de especialização para potencializar a sua carreira.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter da FranklinCovey para ficar por dentro de todas as novidades do mundo acadêmico e corporativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *