Quem administra uma empresa sabe bem o quanto de conhecimento e expertise são necessários para manter tudo em ordem. Por isso que muitas pessoas se formam especificamente em administração e gestão de empresas, o que favorece seu desempenho.

Porém, se você quer dar o próximo passo para empreender e ter mais chances de sucesso, vale a pena se aprofundar mais na sua área. Nesse sentido, um ótimo investimento é fazer uma pós-graduação em Liderança e Gestão Organizacional.

Mesmo para quem já é o próprio chefe e tem uma empresa para administrar, ainda é válido investir tempo e energia para estender sua formação. Graças à melhor organização e ao uso da tecnologia, esse processo também não é mais tão demorado nem difícil quanto uma faculdade padrão.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda por que vale a pena fazer sua pós-graduação em Liderança e Gestão Organizacional.

Como funciona uma pós-graduação?

Depois que você termina a faculdade, uma opção possível é fazer uma pós-graduação, que é uma formação complementar. Assim, poderá buscar uma área secundária para diversificar seus conhecimentos, ou se especializar em um campo menor.

Por exemplo, alguém formado em gastronomia pode abrir um restaurante e fazer uma pós-graduação em Gestão Organizacional para melhorar a parte administrativa do estabelecimento.

Mas você sabia que a pós é dividida em categorias? Veja como cada uma funciona.

Latu Sensu × Stricto Sensu

As pós-graduações no Brasil são divididas em duas categorias: stricto sensu e latu sensu. As graduações em stricto sensu são aquelas voltadas para a área acadêmica, incluindo o mestrado e o doutorado. São mais comuns para quem pretende continuar a vida na universidade para realizar pesquisa e gerar novos conhecimentos.

Já as formações latu sensu são voltadas para a atuação prática no mercado de trabalho, incluindo o MBA e as especializações. Se você pretende aplicar o conteúdo da pós-graduação diretamente no seu trabalho, essas são as formações que deve buscar.

MBA × Especialização

Também é importante não confundir a formação de Especialização com a de MBA.

A Especialização, como o nome diz, é uma pós-graduação com o objetivo de obter mais conhecimento em uma área específica. Assim, é possível realizar trabalhos especializados e de maior valor no mercado.

MBA é a abreviação de Master Business Administration. Essa é uma pós-graduação voltada para a área de gestão empresarial. Nesse tipo de curso, todo o conteúdo é pensado considerando que você vá aplicá-lo na gestão e no crescimento de um negócio.

O que você aprende na pós-graduação em liderança e gestão organizacional?

Administrar uma empresa envolve conhecimentos que vão além do serviço prestado. E, para quem deseja melhorar seu desempenho nessa área, o curso de Liderança e Gestão Organizacional faz uma grande diferença.

Ao longo dessa formação, você estuda como administrar melhor as equipes dentro da empresa para aumentar seu desempenho e obter maior engajamento. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, Liderança é, sim, uma habilidade que você pode aprender e exercitar com o tempo.

Quais as vantagens de uma pós-graduação em liderança e gestão organizacional?

Tempo é um recurso precioso. Portanto, você não quer gastá-lo em algo que não vai trazer melhorias visíveis para seu negócio. Felizmente, fazer uma pós-graduação voltada para gestão organizacional tem um impacto direto na sua capacidade e, como consequência, no desempenho da empresa.

A seguir, confira outros bons motivos para escolher essa pós-graduação.

Formação mais curta

Um curso de pós-graduação do tipo MBA tem uma duração bem menor que a de uma nova graduação. Fazer uma segunda faculdade, por outro lado, pode levar ao menos três anos, dependendo da instituição e da área. Ou seja, é um investimento muito maior de energia e de tempo.

A menos que a sua intenção seja conseguir fazer a faculdade tradicional, a pós-graduação se torna a opção mais eficiente. Assim, você consegue todo o conhecimento de que precisa para se aprimorar sem ter que se dedicar por vários anos novamente.

Atualização sobre empreendedorismo

O curso de pós-graduação em Liderança e Gestão Organizacional também é um excelente método para renovar seu conhecimento na área de empreendedorismo. Com o tempo, novas metodologias e tecnologias são incorporadas a essa área, afetando as expectativas do público.

Para se destacar no mercado, é importante entender essas mudanças e saber como aplicá-las no seu trabalho. Nesse sentido, a pós-graduação é a forma mais efetiva de absorver todo esse conteúdo e de exercitá-lo antes de colocá-lo em prática.

Conhecimento aplicado em várias áreas

Uma das principais razões para os cursos ligados à administração de empresas serem bem populares é sua flexibilidade. Qualquer graduação, independentemente da área, é um grande comprometimento, o qual impacta vários aspectos da sua vida profissional. Se você escolhe um campo muito restritivo, suas opções no futuro também serão menores.

Por outro lado, o conhecimento de liderança e gestão organizacional é facilmente aplicável a qualquer ambiente. Mesmo quem trabalha como autônomo utiliza esses princípios na hora de lidar com clientes, formar parcerias e montar o próprio planejamento de negócio. E quem administra uma empresa sempre faz bom uso desse aprendizado.

Oportunidade de criar conexões

Durante o curso de pós-graduação em Liderança e Gestão Organizacional, você vai conhecer muito mais pessoas com perfil empresarial — tanto entre os professores quanto entre seus colegas. E, como você deve lembrar, essa também é uma ótima oportunidade para criar contatos que podem agregar valor ao seu negócio.

Pense, por exemplo, que você pode encontrar outros empreendedores já bem estabelecidos, cujos produtos e serviços são complementares aos seus. Ou, então, que possam se tornar fornecedores de confiança. Tudo isso é somado ao conhecimento extra que você acumula como parte da formação.

Se você quer garantir melhores resultados para sua empresa, a pós-graduação em Liderança e Gestão Organizacional será um ótimo investimento. Com ela, você terá todo o preparo de que precisa para elevar a produtividade das equipes e otimizar seu desempenho. Basta escolher a instituição certa para obter sua formação.

Aqui na FranklinCovey, temos um curso completo de MBA em Liderança e Gestão Organizacional. São seis meses de aulas online ao vivo, em que você aprende temas como Liderança de Pessoas e Equipes, Estratégia e Gestão de Inovação, Gestão por Prioridades, entre outros.

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