A tecnologia mudou drasticamente a forma como as empresas se organizam, mas não apenas devido às suas ferramentas. O modo de pensar orientado pelos recursos digitais também influencia a organização de outros setores. Um dos maiores exemplo disso é o RH ágil, que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos.

Para quem já tem familiaridade com o conceito de planejamento ágil, a combinação pode parecer um pouco estranha. Porém, com a devida adaptação, os mesmos princípios também são facilmente aplicáveis ao trabalho de Recursos Humanos.

Quer entender melhor? Então, acompanhe e veja mais sobre o RH ágil e seu valor nas empresas.

O que é o RH ágil?

Como mencionamos, o RH ágil é a implementação dos pilares da metodologia ágil no trabalho realizado no setor de Recursos Humanos.

O Ágil teve origem na área da tecnologia como uma adaptação às demandas desse setor. Nele, o foco está na entrega de valor para o cliente final, colocando menos ênfase na reprodução de processos padronizados. A ideia é que, desde o primeiro ciclo de trabalho, já deve existir um produto mínimo viável, o qual é aprimorado a cada novo ciclo.

O setor de RH pegou a essência desses princípios e os adaptou para um trabalho voltado para as pessoas da empresa em vez do desenvolvimento de software. Ele se apoia em seis pilares:

Em outras palavras, o RH ágil tem como objetivo promover a autonomia da equipe, garantindo que ela será flexível e responsiva diante de novos estímulos.

Qual é a importância do RH ágil para a empresa?

Todas as empresas têm que se adaptar ao mercado e suas mudanças ao longo do tempo. E a metodologia ágil é uma das melhores opções para construir um setor capaz de responder a esses estímulos.

Confira aqui alguns dos principais benefícios que o RH ágil traz para a empresa.

Maior flexibilidade diante das demandas

O foco dos processos ágeis é permitir que a empresa se adapte mais facilmente diante de mudanças, sejam emergenciais, sejam já esperadas. Se a estrutura do setor de Recursos Humanos for muito rígida, esses princípios serão refletidos nas demais partes da empresa.

Ao adotar a metodologia ágil na gestão do RH, o processo de recrutamento, capacitação e aprimoramento da equipe também se tornará mais eficiente.

Aproximação do RH com os demais setores

A forma como os colaboradores lidam com o setor de Recursos Humanos depende bastante de como este atua no dia a dia.

No RH tradicional, o foco está principalmente na manutenção de processos e em ações prescritivas, muitas das quais não dialogam com as demandas de cada setor. Já no RH ágil, os gestores de outras áreas têm muito mais participação em vários desses processos, desde a contratação até o planejamento de cargos e de carreira da equipe.

Otimização do desempenho

Um dos maiores perigos de uma empresa muito rígida é tentar manter processos prescritos apenas por hábito. Mesmo um método de trabalho que já teve bons resultados pode não ser a melhor opção caso o contexto da empresa mude.

Com a ajuda das metodologias ágeis, o RH está equipado para encontrar pontos de melhoria em seus processos e aprimorá-los. Com ciclos de interação mais rápidos e mudanças frequentes, é possível estar à frente dessas demandas.

Maior autonomia para a equipe

No RH tradicional, boa parcela da jornada e carreira do colaborador parte do setor. Porém, no RH ágil, a ênfase está principalmente no próprio colaborador, em como ele traça sua linha de desenvolvimento e seu plano de carreira. Em vez de criar um trajeto fixo, o RH oferece ferramentas e auxílio para que ele alcance suas metas junto à empresa.

Foco principal na entrega de valor

O princípio mais importante na metodologia ágil é o foco nos resultados. Qualquer escolha de ferramenta, método, recurso ou tempo investido deve ser feito levando em conta qual é a demanda em questão e como ela será atendida. No final, isso ajuda a cultivar mais valor dentro da empresa.

Como implementar a metodologia ágil no RH?

Hoje em dia, as metodologias ágeis são bem desenvolvidas e difundidas. Sendo assim, há várias ferramentas disponíveis para promover um RH ágil. Basta encontrar aquelas que melhor atendem às suas demandas.

A seguir, conheça algumas das mais comuns.

Kanban

O Kanban é uma ferramenta de organização de tarefas. Nela, você cria cartões com tarefas ou tópicos a serem abordados e os organiza em colunas com os estágios de produção. No mínimo, você terá três colunas:

A ideia é mover os cartões de acordo com o seu estágio de produção, priorizando a conclusão do que está na coluna “Em execução” antes de partir para uma nova tarefa.

Lean

O termo “lean” significa “magro”, mas pode ser entendido como “enxuto” ou “minimalista”. A ideia é ir eliminando qualquer componente desnecessário em um processo, até que ele fique o mais eficiente possível. Se uma tarefa não contribui com o resultado, ela é cortada imediatamente. Isso ajuda a eliminar excessos nos processos do RH.

Scrum

O Scrum é uma das metodologias ágeis mais famosas, que combina bastante com o trabalho de RH. Nela, é realizada uma reunião inicial para determinar os objetivos de um projeto, as tarefas envolvidas e as pessoas envolvidas.

Nessa reunião, as tarefas são distribuídas, de modo que possam ser concluídas em um ciclo de até 30 dias. Assim, cada pessoa envolvida tem autonomia sobre como vai alcançar suas metas, mas todos ainda têm o direcionamento de que precisam para atingir um objetivo conjunto.

Com o tempo, o RH ágil deve ganhar mais e mais espaço nas empresas — especialmente com o foco passando de processos fixos e rígidos para a flexibilidade e a autonomia das equipes. Portanto, se você quer que o seu negócio se expanda, esse é um tema que precisa dominar.

Que tal aprender mais e se preparar desde já para essa nova realidade? Confira nosso curso de MBA em RH Ágil e Transformação Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *