Ter um RH estratégico é uma tarefa que pode se mostrar complicada quando o assunto é se desprender de práticas obsoletas e se adequar às metamorfoses do mercado. Uma vez que o setor de Recursos Humanos é abrangente e tem potencial para alavancar os resultados de uma companhia, faz-se necessário que ele esteja em constante progresso, desafiando-se e buscando sempre as melhores oportunidades.

Considerando a importância deste tema, neste post, separamos 7 dicas valiosas para desenvolver um RH estratégico eficiente. Compreendendo melhor como funciona e o que pode atrapalhar a evolução do setor, é possível adotar medidas que minimizarão os pontos fracos e elevarão seus pontos fortes. Está interessado? Siga a leitura!

Como funciona o RH estratégico?

Hoje, o setor de Recursos Humanos não se restringe às questões legais acerca da contratação ou desligamento dos funcionários, ao contrário, tem responsabilidade com toda a história do profissional na companhia, principalmente com seu nível de progresso ao longo do tempo dedicado ao trabalho.

Sendo assim, o RH estratégico funciona quando todas as atribuições do setor estão alinhadas às necessidades do mercado, da empresa e do elemento principal: o colaborador. Ainda, um RH estratégico se reflete em uma gestão proativa, com baixo índice de turnover, adesão à cultura organizacional, engajamento, clima organizacional positivo, dentre outras características que fazem com que o negócio se torne mais competitivo.

O que atrapalha o RH estratégico?

Os fatores que atrapalham o RH estratégico, mantendo-o com uma gestão obsoleta, estão relacionados à sua falta de atualização em relação às transformações do mercado.

Nesse sentido, é importante conhecê-los para prevenir comportamentos que tornem os processos menos otimizados e mais complicados. A seguir, acompanhe as principais características que dificultam a gestão estratégica do setor:

Esses e outros pontos que evidenciam um despreparo do setor podem ser solucionados quando se cria uma visão sistêmica da empresa e elabora-se um planejamento para a promoção de um RH estratégico. No próximo tópico, explicaremos como fazer isso.

7 dicas para ter um RH estratégico

O desenvolvimento de um RH estratégico é uma tarefa que demanda compromisso e disciplina, uma vez que não vai acontecer de forma instantânea, mas com progressos gradativos. Afinal, mudar o hábito de toda a equipe leva tempo e deve ser realizado com consistência. Confira 7 dicas para ter um RH estratégico!

1. Identifique pontos fortes e de melhoria

O primeiro passo para ter um RH estratégico é saber o que está dando certo e o que não está em cada processo. Dessa maneira, é possível promover atitudes efetivas para o progresso dos pontos de melhoria e a manutenção dos pontos fortes. Ser sincero e realista nesse momento é a postura ideal para diagnosticar o que deve ser transformado.

2. Aumente a interação com outros setores da empresa

O RH é responsável pela promoção do bem-estar de cada pessoa inserida na corporação, uma vez que o colaborador é o recurso mais valioso da empresa. Sendo assim, a interação e parceria com outros setores é fundamental para que se conheça de fato suas necessidades como base para ações, a fim de supri-las.

Para isso, é necessário desenvolver uma visão sistêmica de cada área inserida na companhia, se possível, solicitar informações ou acompanhar os processos para aprender e compreender as características que os tornam importantes.

3. Invista em melhoria contínua

O setor de RH deve se manter constantemente atualizado, já que é o responsável por transmitir as novas determinações legais, tendências de mercado, mudanças internas e demais informações para toda a empresa. Para tanto, precisa investir em melhoria contínua para que todas as novidades possam ser implementadas de forma estratégica, em sintonia com as principais tendências do mercado.

4. Promova a evolução dos colaboradores

Como vimos, as tarefas do RH não ficam restritas às questões burocráticas dos funcionários. Dessa forma, a evolução dos colaboradores é responsabilidade direta do Recursos Humanos. Sendo assim, é fundamental que sejam feitos treinamentos constantes, aplicações de feedback, dinâmicas entre os setores e outras medidas, a fim de aproximar e conhecer cada colaborador, contribuindo para o seu progresso na empresa.

5. Crie um ambiente agradável

Em muitos casos, o ambiente de trabalho se torna o local que o profissional passa a maior parte do seu tempo, ou seja, a empresa se torna uma segunda casa para ele, por isso, deve ser um ambiente agradável.

Então, questione os funcionários sobre como eles se sentem em relação ao seu ambiente de trabalho e solicite sugestões sobre aspectos que poderiam melhorar. Saiba que a satisfação com a infraestrutura é um dos principais fatores que promovem o aumento do engajamento e, consequentemente, da produtividade de um profissional.

6. Atraia e retenha os melhores profissionais

A promoção de treinamentos e possibilidade de criação de um plano de carreira faz com que os colaboradores se empenhem cada vez mais para se manterem na empresa. Essa satisfação faz com que a companhia fique reconhecida por valorizar a atuação de seus profissionais e atraia talentos que desejam prestar serviço para uma organização de credibilidade.

7. Torne a empresa competitiva

Por fim, torne a empresa competitiva, faça com que os profissionais se sintam felizes e orgulhosos por atuarem nela e mostre-se como a opção ideal para os consumidores em termos de confiabilidade e adequação com as tendências do mercado. Ainda, invista em novas tecnologias e abandone o antigo hábito dos processos manuais, que confundem, atrasam e descredibilizam os processos.

Como vimos, para ter um RH estratégico é necessário adotar uma postura investigativa em relação a tudo o que pode ser aprimorado na empresa. Ainda, que é fundamental planejar ações de melhoria para que os pontos negativos sejam superados e transformados para que sejam eficientes.

Dessa maneira, é possível dar atenção às demandas do mercado e dos profissionais atuantes na corporação, adaptando cada mudança ao dia a dia de maneira gradativa e clara para os colaboradores.

E então, gostou do artigo? Leia também nosso post sobre os desafios do RH e amplie seus conhecimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *