Sabemos que há diversos tipos de liderança, mas antes de analisar alguns dos principais, é importante entender esse conceito em seu mais amplo significado. A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo do tempo, mas não é exclusiva de profissionais que ocupam cargos de gestão em empresas. A propósito, muitos gestores não contam com essa capacidade.

As pessoas com essa habilidade conseguem proporcionar uma liderança positiva, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, despertando, motivando e inspirando os demais. No cotidiano profissional, a liderança auxilia na condução de atividades, em grupos de pessoas, acionando o espírito de equipe. Mas as lideranças não são iguais, principalmente, porque as pessoas possuem personalidades diferentes.

É exatamente sobre esse assunto que vamos tratar neste artigo: os diversos tipos de liderança. A seguir, veja quais são os principais, a importância de uma boa liderança e o melhor caminho para se tornar um bom líder. Ao final, veja como identificar o seu perfil de liderança. Boa leitura!

Conheça os principais tipos de liderança:

Com base em muitas pesquisas e análises, em 1939, os psicólogos Ronald Lippitt e Ralph White identificaram alguns tipos específicos de liderança, que serviram e servem, até hoje, de base para novos estudos sobre o assunto. As pesquisas resultaram na publicação do artigo ‘Patterns of aggressive behavior in experimentally created social climates’.

A seguir, veja quais são as características dos principais tipos de liderança identificados nesses estudos.

Autocrática

O líder autocrático acredita que a sua opinião vale muito mais do que a de seus colegas. Também apresenta uma tendência para priorizar a realização do trabalho, deixando as relações humanas em segundo plano.

 Por ser impositivo, não costuma consultar os profissionais com os quais trabalha, nem abre espaço para um ambiente que estimule a criatividade da equipe. Em geral, expõe falhas e critica as pessoas na frente de todos. Além disso, não costuma elogiar, favorecendo um ambiente desmotivador para trabalhar ou crescer profissionalmente.

Democrática

Oposto do líder autocrático, o democrático apresenta uma liderança positiva, com atuação mais próxima em relação aos membros de uma equipe. É um motivador para atingir os resultados esperados. Também faz questão de ouvir a opinião do grupo.

Quando ocorrem erros em projetos, não identifica culpados, mas sim, metodologias e ferramentas para evitar a repetição dos erros. Além disso, inspira confiança nas pessoas, prioriza o bom relacionamento entre os colegas e um ambiente de trabalho flexível, que permita adaptações às características dos membros da equipe.

Esse tipo de líder considera que para obter melhores resultados, as empresas devem investir no desenvolvimento individual dos profissionais. Dessa forma, o exercício da liderança democrática oferece maior qualidade de trabalho e produtividade, em um ambiente de convívio saudável.

Liberal

O líder liberal é aquele que prefere não tomar decisões, deixando o poder de escolha para os demais, sem dar nenhuma orientação. Trata-se de um tipo de liderança sem comprometimento, que costuma terceirizar a divisão de tarefas e participa minimamente em projetos.

Devido à falta de comprometimento e responsabilidade, a equipe com a qual trabalha passa a entender o ambiente de trabalho como um espaço de liberdade extrema, sem regras.

A falta de orientação leva à perda de tempo e produtividade, já que cada membro da equipe faz o que pensa ser melhor, nem sempre agindo de maneira conjunta. Ao contrário dos exemplos anteriores, não se impõe e nem é respeitado.

Entenda a importância de uma boa liderança

Uma boa liderança ajuda tanto os colaboradores de maneira individual como a equipe e a empresa. Esse é um aspecto essencial, especialmente, quando falamos em alinhamento das equipes com os objetivos de uma organização.

Para isso, é preciso haver uma orientação e uma pessoa que consiga motivar, e apontar os caminhos e ferramentas para o alcance das metas. O trabalho de um bom líder consegue melhorar o desempenho e a produtividade dos colaboradores, gerando bons resultados para a empresa.

Saiba qual o caminho para se tornar um bom líder

Para ser considerado um bom líder, a pessoa precisa conseguir inspirar aqueles com quem divide o ambiente de trabalho e dirigir as suas habilidades para atingir objetivos pessoais ou profissionais.

Tenha foco nas pessoas

Um bom líder deve cuidar de pessoas além das metas, logo, é fundamental apostar na motivação diária para a equipe atingir os resultados almejados. Além disso, é importante conseguir inspirar, ser exemplo, e reconhecer o trabalho das pessoas.

Pense coletivamente

Esse é um padrão de comportamento encontrado em bons líderes. Dividir os louros do sucesso conquistados em projetos e não ficar com os créditos para si.

Os líderes não temem demonstrar a falta de conhecimento e estão sempre dispostos a aprender. Eles reconhecem quando estão errados e quando o colega é o responsável pelo sucesso de determinado projeto.

Use a inteligência emocional

Em muitos casos, controlar as emoções é a chave de uma liderança eficaz, que se manifesta diretamente nos objetivos alcançados. Nesse sentido, mesmo nos piores contextos, é preciso atuar com equilíbrio, racionalidade e parcimônia.

Mantenha boa comunicação

Aceitar uma comunicação de via dupla, colocando-se na condição de ouvinte, é outro importante traço de um bom líder. A forma de transmitir uma mensagem, incluindo postura e tom de voz, também é um fator que faz muita diferença nesse processo.

Seja proativo

No cotidiano de uma empresa, há atividades que precisam ser delegadas, enquanto outras exigem a proatividade do líder. Dessa forma, sem “arregaçar as mangas”, com o entusiasmo necessário, muitos problemas podem ficar sem solução.

Entenda o seu perfil de liderança

A liderança é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. Para isso, precisamos identificar as características e comportamentos necessários. Mesmo já contando com uma ou mais competências, muitas vezes, precisam ser aperfeiçoadas.

Você pode se identificar com mais de um estilo de liderança ou mesmo não ver nenhuma relação com parte deles, e isso é normal. Embora a tipologia apresentada neste artigo represente um padrão observado em estudos sobre liderança, não podemos nos esquecer de que são perfis mutáveis e que podem se ajustar às diversas situações.

A propósito, é recomendável que você desenvolva traços de liderança, de cada um desses estilos, e saiba aplicá-los na medida certa, em situações que exijam determinados comportamentos. E esse aspecto passa, necessariamente, pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto gestor e líder. Isso é possível tanto por meio da leitura quanto pela qualificação profissional.

Como vimos ao longo deste texto, há diversos tipos de liderança e suas competências podem e devem ser desenvolvidas para um bom alinhamento de equipes aos propósitos de uma organização.

E você, conhece seu perfil de liderança? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *