A formação profissional é o principal instrumento para você mudar de vida e conquistar melhores condições financeiras. Isso significa que investir em cursos de aperfeiçoamento é um grande investimento tanto para o seu presente quanto para o futuro. Por isso, vale conferir quais são as principais vantagens dos cursos de pós-graduação e como eles podem transformar sua jornada profissional.

Contar com uma formação de nível superior já representa um grande diferencial para o seu currículo, mas ao incluir uma pós-graduação, é possível se destacar diante da concorrência. Se você quer saber mais sobre a importância de um curso de pós-graduação no desenvolvimento de sua trajetória profissional e quais as principais vantagens de cursar um, continue a leitura e confira nosso post!

Qual é a importância de investir em uma pós-graduação?

Contar com uma pós-graduação permite que você consiga se destacar diante dos demais candidatos em uma entrevista. Além dos benefícios diretos em termos de empregabilidade, contar com esse tipo de formação permite alcançar um novo patamar de desenvolvimento profissional.

Isso significa que suas ideias, planos e projetos tendem a ser beneficiados pela ampliação de horizontes que uma nova experiência acadêmica pode proporcionar. Esse tipo de formação também favorece o desenvolvimento de uma excelente rede de contatos que pode lhe aproximar de ótimas oportunidades profissionais.

Quais são as principais vantagens da pós-graduação?

Há inúmeras vantagens cursar uma pós-graduação em uma instituição de qualidade. Essa é uma etapa importante com a intenção de melhorar seu currículo, otimizar o networking e se atualizar em sua profissão. Para saber mais sobre os principais motivos de investir nessa modalidade de curso, continue a leitura.

1. Encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho

Quer obter melhores possibilidades a fim de alavancar sua carreira e conquistar sucesso profissional? A pós-graduação pode ser uma ótima oportunidade. Por meio dela, é possível aprofundar conhecimentos relevantes para sua área de atuação e se tornar um especialista no assunto.

Além disso, representa uma excelente alternativa para você conhecer pessoas do seu segmento de atuação, algumas com boa influência em companhias que podem fazer os seus olhos brilharem.

Desse modo, a probabilidade de ter acesso a vagas de trabalho que você sempre sonhou são bem mais elevadas. Portanto, vale a pena pensar nessa opção e encontrar uma pós-graduação alinhada com os seus objetivos.

2. Atualizar os conhecimentos

Existem alguns conhecimentos vistos na faculdade que podem acabar ficando desatualizados e, por isso, é preciso revisitar os conceitos e investir em atualizações de tempos em tempos.

Nesse sentido, fazer uma pós-graduação representa uma alternativa excelente. Por meio dela, além de renovar seus conhecimentos, é possível se aprofundar em outros temas e ser um especialista em assuntos que podem ter bastantes demandas.

Ao escolher instituições conceituadas e com um bom corpo docente, ainda é possível ter aulas com os principais nomes de cada assunto, tornando sua experiência ainda mais satisfatória.

3. Diferenciar seu currículo

Construir um bom currículo, com cursos, aptidões e experiências boas é um bom meio de se destacar no mercado de trabalho e ter ótimas oportunidades ao longo de sua carreira. Além do mais, ao contar com especializações ainda é possível fazer os olhos dos selecionadores brilharem com a chance de conseguir contratar você.

Assim, com o intuito de conseguir ter um currículo de qualidade e que chame a atenção de quem faz seleções de colaboradores, ter uma ou mais pós é um passo fundamental. Por meio dela, você demonstra capacidade e também esforço.

Afinal, para continuar se especializando e investindo em desenvolvimento é preciso motivação e força de vontade. Portanto, não deixe de encontrar boas instituições e custos adequados ao seu perfil.

4. Aumentar o salário

Outra grande vantagem de fazer uma pós-graduação é o aumento salarial que ela pode proporcionar. Em geral, profissionais com bons cursos no currículo tendem a ter uma remuneração mais elevada quando comparado com outros trabalhadores.

Desse modo, caso esteja procurando um modo de aumentar seus rendimentos mensais, procurar um bom curso tem potencial a fim de lhe ajudar nessa missão. Para isso, busque instituições conceituadas e com boa avaliação pelo MEC. Com isso, é possível aumentar sua renda e conseguir uma boa vaga de trabalho.

Além disso, vale investir em desenvolvimento de habilidades complementares, como cursos de inglês, oratória e liderança. Assim, você se diferencia dos seus concorrentes e tem mais sucesso ao longo da carreira.

Quais são as principais modalidades de pós-graduação?

A pós-graduação pode ser do tipo lato sensu (especializações e MBA) ou stricto sensu, que é composta pelos cursos de Mestrado e Doutorado. No primeiro caso, há várias modalidades disponíveis no intuito de realizar a pós: presencial, online e também em regime híbrido

Já as modalidades de stricto sensu envolvem uma grande dedicação quanto às atividades teóricas e práticas, demandando uma dedicação exclusiva para esse fim. Atualmente, boa parte dos estudantes que seguem para o curso stricto sensu geralmente permanecem no meio acadêmico, enquanto os alunos que realizam uma formação lato sensu seguem para o mercado de trabalho. 

Por que investir no ensino híbrido?

Entre todas as possibilidades disponíveis, o ensino híbrido apresenta diversos benefícios. Por conta de sua estrutura curricular, ele envolve a praticidade do ensino à distância com as possibilidades que as atividades presenciais oferecem. Assim, é possível manter uma boa rotina de trabalho e compromissos enquanto estuda sem que as aulas se tornem um peso na rotina.

Por outro lado, as atividades presenciais permitem que você desfrute da infraestrutura da instituição, possa interagir com os colegas e ainda crie uma excelente rede de contatos com os professores do seu departamento. Logo, vale a pena conhecer mais sobre essa modalidade e quais cursos são normalmente ofertados nesta opção.

Entendeu quais são as vantagens da pós-graduação e por que investir no ensino híbrido? Por meio de um bom curso você consegue destaque no mercado de trabalho, alavancando sua carreira e auferindo bons rendimentos. Para isso, procure uma instituição de ensino de qualidade que ofereça opções adequadas ao seu perfil. Desse modo, você se diverte ao mesmo tempo em que adquire novos conhecimentos.

Gostou do artigo e quer começar uma pós-graduação? Então entre em contato conosco e confira as principais opções disponibilizadas pela FranklinCovey!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *