Saber lidar com dinheiro, seja na vida pessoal ou profissional, é uma das lições mais importantes para a vida atual. Mesmo alguém com uma renda bem alta ainda pode se endividar ou não conseguir arcar com suas despesas se não souber como administrar seus recursos. Na maioria dos casos, esses problemas são resultado da falta de educação financeira ao longo da vida.

Dedicar algum tempo para aprender como fazer uma gestão adequada dos seus recursos financeiros pode render bastante a longo prazo. Não só diminuindo seus gastos desnecessários, mas também para reduzir seu estresse com o dinheiro e obter maior qualidade de vida.

Acompanhe e entenda melhor a importância da educação financeira e como ela pode ajudar.

O que é educação financeira?

Trata-se de um conjunto de boas práticas que você pode usar para tomar decisões financeiras mais saudáveis. Isso envolve tanto a escolha de gastar ou não gastar no presente quanto ações que podem impactar sua saúde financeira a longo prazo.

Essa educação se manifesta de duas formas. A primeira delas é no nível pessoal e doméstico, quando um indivíduo entende melhor como seus recursos podem ser usados para melhorar sua qualidade de vida. É o que muitas pessoas buscam quando se informa sobre o assunto.

O outro aspecto da educação financeira é entender o funcionamento de produtos financeiros, incluindo oportunidades de investir seus recursos. É uma forma de pensar seu dinheiro a longo prazo, com um objetivo maior em mente.

Quais são os tipos de educação financeira?

O contexto das suas finanças pode mudar bastante a forma como você utiliza seus recursos. O planejamento que você realiza em casa é bem diferente daquele realizado em uma empresa. Confira aqui os principais tipos de educação financeira que você deve encontrar.

Pessoal

Esse é o planejamento e administração financeira feitos a nível individual, lidando apenas com seu dinheiro e suas responsabilidades básicas. Como resultado, seu escopo tende a ser mais limitado, levando em conta apenas os seus interesses, seus gastos e ganhos pessoais. Mesmo para quem divide suas despesas, ainda é importante levar em conta essas boas práticas.

As suas finanças pessoais são a base para todas as suas decisões financeiras, independentemente do contexto. Se você não tem controle sobre seus próprios gastos, então será mais difícil arcar com outras responsabilidades maiores. Mesmo algo simples, como montar uma planilha financeira, já pode ajudar bastante no seu planejamento.

Familiar

Outra forma de educação financeira que está sempre interligada à pessoal é a familiar. Nesse caso, não se trata apenas do seu orçamento e dos seus gastos, mas das despesas conjuntas dentro de uma casa ou numa unidade familiar. Se outras pessoas além de você assumem essas responsabilidades, então precisam se coordenar para cumpri-las adequadamente.

A primeira questão envolvida aqui é a divisão de responsabilidades. Esclarecer como as despesas serão divididas e como cada um pode cumprir sua parte é fundamental para evitar atrasos e mal-entendidos durante a sua gestão financeira. Há casas em que todo o orçamento familiar é um só, enquanto outras dividem suas despesas igualmente e cada indivíduo mantém um orçamento separado.

Empresarial

A forma como uma pessoa administra seu orçamento pessoal e o dinheiro de um negócio são completamente diferentes. Enquanto as finanças de uma casa podem continuar equilibradas com um controle mais simples das entradas e saídas, um negócio exige que você tenha cada detalhe das suas movimentações na ponta do lápis todos os meses.

Além de saber as quantias, você precisa controlar quais foram as compras realizadas, quando, se houve alguma despesa extra, tributos, além de realizar auditorias regularmente para evitar que alguns desvios no orçamento se acumulem com o tempo. Por isso, é comum contratar profissionais para auxiliar nessas tarefas.

Como ela ajuda a organizar suas finanças?

Boa parte da educação financeira, não importa o seu contexto, envolve construir bons fundamentos. Depois de dominá-los, você pode aplicá-los no seu dia a dia para facilitar a gestão do seu orçamento.

Veja aqui alguns dos principais benefícios que você obtém ao investir em educação financeira.

Maior controle sobre seus gastos

A primeira lição que você aprende na educação financeira é como manter um controle mais firme sobre suas despesas e ganhos. Saber exatamente quanto você ganha, quanto gasta e onde. A ideia aqui é evitar surpresas financeiras no final do mês, quando você gastou algum valor que deveria ser destinado a uma despesa da casa.

A forma como você faz esse controle pode variar bastante. Alguns preferem acompanhar seu orçamento por um aplicativo de banco. Já quem tem mais de uma conta, pode se dar melhor usando uma planilha financeira ou outros aplicativos similares. A lição aqui é não começar a gastar seu dinheiro sem perceber.

Diminuir as compras por impulso

Falando nisso, outra questão que é sempre levantada na educação financeira é o consumismo e as compras por impulso. Muitas pessoas acabam gastando mais do que devem por distração ou como resposta ao estresse. Algo ainda mais comum quando não há um controle adequado dos seus recursos.

Só de observar o orçamento, algumas pessoas já têm mais facilidade para controlar esse impulso. Assim, você pode ver claramente quanto dinheiro você vai precisar para cobrir suas despesas e quanto pode ser gasto com outras compras, ou mesmo quanto precisa economizar para manter sua saúde financeira.

Ter planos financeiros para o futuro

Outra lição importante aqui é ter metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Não é difícil estabelecer metas para o curto prazo, pois elas geralmente envolvem arcar com suas despesas imediatas. Porém, quando se trata de metas de longo prazo, é necessário um planejamento financeiro mais elaborado.

Por exemplo, para poder comprar uma casa, é ideal ter algum dinheiro guardado. Para isso, você deve se planejar para poupar um pouco a cada mês, além de fazer aplicações para conseguir um rendimento extra.

Como você pôde ver, a educação financeira é fundamental tanto para manter um orçamento equilibrado no presente quanto para alcançar seus objetivos no futuro. É um investimento muito importante para sua saúde financeira.

Tem mais alguma dúvida? Então, deixe um comentário com sua pergunta logo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *