Você, profissional que busca evoluir constantemente no trabalho, deve saber conciliar a vida pessoal x vida profissional. Essa é uma questão básica que toda pessoa deve ter em mente se quiser evoluir no mercado de trabalho. Claro que qualquer exigência de crescimento requer disciplina e planejamento.

Nós compreendemos as dores “de crescimento” de profissionais como você. Foi exatamente por isso que desenvolvemos este texto: para ajudar você a encontrar os melhores meios de conciliar a vida pessoal e profissional e dar dicas de como gerir melhor o tempo e fazer a priorização de tarefas.

Continue a sua leitura e confira o conteúdo completo!

Por que conciliar a vida pessoal x profissional?

O principal motivo pelo qual você deve conciliar a vida pessoal e profissional é saúde e equilíbrio. Isso envolve obter tempo e disposição para cuidar tanto do corpo quanto da mente, praticar atividades de lazer e manter contato social e relações tranquilas com os familiares.

Entretanto, no decorrer da rotina moderna, a maioria dos profissionais deixa de cuidar do lado pessoal para se dedicar totalmente ao trabalho, o que diminui consideravelmente a qualidade de vida como um todo.

É comum se sentir mais estressado ao deixar de lado o autocuidado, além de perder produtividade e ficar menos criativo. Isso são pontos que podem causar prejuízos não somente ao lado pessoal em questão, mas também na sua atuação como profissional.

Exatamente por esse motivo, é essencial desenvolver um meio-termo entre esses dois aspectos.

Como conciliar a vida pessoal e profissional

Agora, você sabe a importância de conciliar os dois lados da vida, mais ainda não entendeu como fazer isso na prática? Confira a seguir algumas dicas selecionadas exclusivamente!

Mantenha a disciplina

A disciplina é um dos atributos mais presentes em profissionais bem-sucedidos. Sabemos das dificuldades que podem passar pelo caminho, mas desistir não pode estar nos planos de quem deseja ter sucesso.

Todavia, quando trabalhamos a questão da disciplina, é possível atravessar barreiras e alcançar a tão sonhada realização. O que devemos compreender é que essa não é uma habilidade que nasce sozinha, cabendo à pessoa desenvolvê-la e aplicá-la na vida diária, mesmo em tarefas mais simples.

Faça a gestão do tempo

Ter uma boa gestão do tempo nos dias de hoje pode parecer difícil, mas é uma questão que vai mudar a sua vida. Você consegue perceber como é difícil encontrar horário para fazer tudo o que gostaria, certo? Ao ter um melhor gerenciamento da sua rotina, é possível equilibrar as coisas e encontrar tempo de sobra para fazer tudo.

Para tanto, é necessário utilizar a agenda, seja física ou digital. Outra técnica é realizar um planejamento de maneira semanal para colocar todos os compromissos em seus respectivos horários. Assim, é possível visualizar as folgas em espaços organizados para cuidar da sua vida pessoal

Não faça tudo sozinho

É importante ter em mente que a solidão não é recomendada. Tentar ter o controle sobre tudo só faz com que você fique sobrecarregado, além de estressado. Assim, uma boa atitude é pedir ajuda nas tarefas que outras pessoas também saibam realizar, pode ser no trabalho ou na vida pessoal.

Priorize tarefas

Lembra da nossa afirmação sobre colocar todas as atividades em um planejamento? Isso é muito importante, mas exige que você coloque prioridades nas tarefas.

Por exemplo, vamos supor que um ente querido faz aniversário hoje, mas você gostaria de fazer hora extra. Para escolher adequadamente, é fundamental ver o que seria mais equilibrado e traria bem-estar para ambos os aspectos da vida.

Uma boa dica para ajudar você a priorizar momentos de bem-estar na vida pessoal é ter um planejamento financeiro. Falta de dinheiro é terrível, sendo esse um grande medo da vida de qualquer pessoa.

Ter um planejamento financeiro eficiente é essencial para que você arque com todas as suas despesas. Assim, é possível trabalhar o necessário para ter tempo de lazer.

Preencha o tempo livre

Planejar apenas a vida profissional não é o suficiente, pois devemos ter um planejamento para o lado pessoal também. Muitas pessoas erram nesse aspecto, exatamente porque ficam sem saber o que fazer para preencher o tempo livre.

Portanto, o segredo desse tópico é planejar o seu tempo livre com o que realmente agrega e tem valor. Isso é verdadeiramente importante e ajuda você a aliviar diversos tipos de problemas, sejam eles físicos ou mentais, revigorando a sua vida.

Cuide da sua saúde

Um dos maiores motivos do desequilíbrio da vida profissional e pessoal é a saúde entre corpo e mente. Isso porque muitos profissionais trabalham horas a mais para resolver os problemas no trabalho, gerando escassez de saúde.

Para recuperar o equilíbrio, você deve fazer check-ups de forma periódica e não permitir que o trabalho atrapalhe o bem da sua saúde.

Aprenda outras habilidades

Pode parecer meio contraditório, pois sempre estamos aprendendo no trabalho. Entretanto, aprender coisas novas — que não estejam relacionadas à sua vida profissional — pode ajudar você a aliviar o estresse e a desenvolver hobbies.

Dedicar alguns momentos a atividades que você faça de maneira prazerosa é uma ótima dica para se tornar bom em outras coisas. Isso envolve aprender a dançar, cozinhar, falar outras línguas ou mesmo jogar palavras cruzadas.

Divirta-se mais

Acredite, é possível se divertir até mesmo no trabalho! O equilíbrio tão almejado entre a vida pessoal e profissional está diretamente ligado a essa questão. Quando deixamos de demonstrar a alegria no trabalho, é possível perceber que algo está errado.

Isso também vale para a vida pessoal. Não devemos perder o interesse em sair com os amigos, dar uma volta com a família e se divertir na companhia das pessoas que amamos. Essa é uma das maiores dicas para a saúde e bem-estar, ou seja, encontre a felicidade nas coisas que te fazem bem.

Você acabou de aprender como conciliar a vida pessoal x profissional. Não se esqueça de manter a disciplina e continuar aprendendo coisas novas. Além disso, priorize as tarefas e faça uma boa gestão do tempo. Esse é o caminho do equilíbrio e da realização pessoal e profissional.

Gostou do texto? Então, deixe um comentário a seguir sobre o que achou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *