Pós-Graduação em

Gestão Educacional

Disciplinas com Aulas Ao Vivo e muito conteúdo disponível na plataforma CANVAS LMS.

Duração Curso

10 disciplinas com 40 horas cada. Carga horária: 400h

Aulas Gravadas e Live Online

Uma disciplina a cada mês.

Próximas Turmas

Fevereiro/24
Março/24
Abril/24

Matrículas

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo proporcionar uma formação amparada em teorias e conceitos alinhados às imprescindíveis demandas tanto do mercado educacional, quanto às demais organizações educacionais, com ou sem fins lucrativos.
Em uma jornada de formação de liderança organizacional, o curso conduz o estudante a conhecer e desenvolver habilidades através de conteúdos exclusivos da FranklinCovey como os 7 Hábitos para Gestores, 4 disciplinas da Execução, as 5 Escolhas para uma produtividade extraordinária e 4 Papeis Essenciais do Líder

Grade Curricular

Disciplinas ONLINE com muito conteúdo e objetos de aprendizagem disponíveis na plataforma CANVAS LMS.

Aulas ao Vivo: Terças-feiras das 19hs às 21hs

O que é um problema. Tomada de decisão. Métodos e ferramentas de tomada de decisão. Tomada de decisão no nível estratégico, tático e Operacional. Tomada de Decisão em Grupo (Brainstorming, Delphi e Nominal). A importância da comunicação/informação na tomada de Decisão. Gestão da Qualidade total x Gestão da qualidade. Tecnologia da Informação nas Organizações.

O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.

A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.

LDB. Princípios e fins da educação nacional. Sistema escolar brasileiro. PNE. Objetivos, duração e organização da educação infantil. O ensino fundamental de 9 anos. O ensino médio. A educação especial. A evolução do currículo na educação. Os parâmetros curriculares nacionais. A formação dos profissionais de educação. Os recursos financeiros para a escola. A resolução 001/2012 e os direitos humanos na educação.

Natureza política da educação. Relações entre realidade educacional, Estado, ideologia, legislação e políticas públicas. Concepções de estado: liberal, intervencionista e neoliberal. Políticas educacionais configuradas no Estado brasileiro em seu desdobramento histórico- social. Cidadania global, consumo e política educacional. Processo nacional de elaboração de políticas públicas no bojo da mundialização da política e internacionalização da economia. Mudanças das relações entre Educação e Estado: políticas públicas para os diferentes níveis de ensino.

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

Disciplinas LIVE-ONLINE com Conteúdo Exclusivo FranklinCovey e Trilha de Aprendizagem disponível na plataforma CANVAS LMS.

Aulas ao Vivo: Terças-feiras das 19hs às 22hs40

O propósito desta disciplina é ajudar os participantes a enfrentar desafios gerenciais com excelência e a responder à pergunta: “Como eu me torno um gestor altamente eficaz”? Tendo como base o cenário atual das organizações nos relacionamentos, tanto pessoal como interpessoal, visto que a pressão por resultados imediatos nos leva a desafios diários de gestão. Esta disciplina serve como preparatória e base para as disciplinas que atuaram especificamente nos papéis que exercem os líderes e seus imperativos. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “Os 7 Hábitos dos Gestores Altamente Eficazes”. Contempla ferramentas de gestão.

Fundamentação da Neurociência no processo humano de produção extraordinária. Atividades vitais e atividades irrelevantes. Redefinição de papéis na direção de resultados extraordinários – vida profissional e pessoal. Cadência de planejamento e execução – controle pessoal. Configuração de plataformas tecnológicas – eliminar distrações e aumentar a produtividade. Fundamentos da neurociência sobre energia mental e física – 5 fontes de energia. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “As 5 Escolhas para uma Produtividade Extraordinária”.

Metodologia para transformar estratégias organizacionais em resultados. Análise sobre falhas na execução corporativa e suas causas. Princípios de eficácia para equipes responsáveis pelo atingimento de metas desafiadoras. Pesquisas sobre empresas consideradas de alto desempenho. Disciplinas da Execução: metas crucialmente importantes; medidas de direção; placares envolventes; e cadência de responsabilidade. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “4 Disciplinas da Execução”. Contempla ferramentas de gestão.

Baseada na solução exclusiva “As 6 Práticas Críticas na Liderança de Pessoas e Equipes” da FranklinCovey e com fundamento no best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, a disciplina oferece ao participante as habilidades e ferramentas práticas e essenciais para realizar o trabalho em conjunto com a equipe e por meio dela e, alcançar a excelência. O programa é ideal para os líderes de primeiro nível novos, que precisam realizar com sucesso a transição da função de colaborador individual para líder de outros. Se aplica também a líderes que já estão nessa função há algum tempo e estão buscando orientação prática e relevante sobre como liderar e gerenciar suas equipes de forma eficaz. Práticas: Desenvolvimento da mentalidade de líder; Agenda regular de reuniões individuais; Preparo da equipe para alcançar resultados; Cultura de feedback; Liderança em meio a mudanças; Gerenciamento de tempo e energia.

A Trilha de Aprendizagem é um poderoso recurso metodológico que permite ao estudante aumentar seu repertório ao ter acesso aos objetos instrucionais como textos, vídeos, podcasts, quizzes etc.

franklincovey

Trilha de Aprendizagem

Trilhar a trilha significa chegar ao momento síncrono preparado para fazer perguntas e contribuições significativas aos docentes e ser protagonista no processo de aprendizagem.

Corpo Docente

Alexandre Barbosa

Gestão Estratégica de Negócios

Bill Moraes

Professor de MBA

Celi Langhi

Mestre Doutora

José Mauricio C. M. da Silva

Mestre Doutor em Comunicação

Renato Torquato

Mestre em Comunicação

Sergio Luis I. de Oliveira

Professor Neuromarketing