Pós-Graduação em

Gestão Financeira e Contábil

Disciplinas com Aulas Ao Vivo e muito conteúdo disponível na plataforma CANVAS LMS.

Duração Curso

10 disciplinas com 40 horas cada. Carga horária: 400h

Aulas Gravadas e Live Online

Uma disciplina a cada mês.

Próximas Turmas

Fevereiro/24
Março/24
Abril/24

Matrículas

Objetivo do curso

O curso apresenta e introduz os fundamentos da gestão financeira e contábil, abordando temas sobre sobre finanças, finanças corporativas, contabilidade de custos dentre outros.
Em uma jornada de formação de liderança organizacional, o curso conduz o estudante a conhecer e desenvolver habilidades através de conteúdos exclusivos da FranklinCovey como os 7 Hábitos para Gestores, 4 disciplinas da Execução, as 5 Escolhas para uma produtividade extraordinária e 4 Papeis Essenciais do Líder.

Grade Curricular

Disciplinas ONLINE com muito conteúdo e objetos de aprendizagem disponíveis na plataforma CANVAS LMS.

Aulas ao Vivo: Terças-feiras das 19hs às 21hs

Administração de fundos a curto prazo. Crédito comercial. Crédito bancário. Administração de fundos de médio prazo. Financiamento com garantias reais. Administração de fundos a longo prazo. Mercado monetário e de capitais. Capital de terceiros. Capital próprio. Orçamento de vendas. Metodologia de previsões. Técnicas de elaboração. Controle orçamentário das vendas. Orçamento da produção. Normas de procedimentos usuais e fiscalização Banco Central do Brasil.

Introdução à Contabilidade de Custos. Princípios Básicos para Avaliação de Estoques. Custos Indiretos de Fabricação. Materiais Diretos. Mão-de-obra Direta. Produção.

Conceitos. Ajustes das Demonstrações Contábeis para fins de análise. Análise vertical e horizontal. Análise Econômico-financeira.

Introdução à administração financeira. Fundamentos do valor do dinheiro no tempo. Avaliação de títulos de renda fixa. Avaliação de ações. Risco e retorno. Custo de capital. Alavancagem e estrutura de capital. Orçamento de capital. Administração do capital de giro.

Contabilidade enquanto ciência. O comitê de Pronunciamentos Contábeis. Pronunciamento conceitual básico. Noções preliminares. Problemas contábeis diversos sob o pressuposto da competência. Leitura do relatório contábil-financeiro.

Demonstração do fluxo de caixa. Demonstração do valor adicionado. Consolidação das demonstrações contábeis. Demonstrações do Lucro ou Prejuízo. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Transações entre partes relacionadas. Reorganização de sociedades: incorporação, cisão e fusão.

Disciplinas LIVE-ONLINE com Conteúdo Exclusivo FranklinCovey e Trilha de Aprendizagem disponível na plataforma CANVAS LMS.

Aulas ao Vivo: Terças-feiras das 19hs às 22hs40

O propósito desta disciplina é ajudar os participantes a enfrentar desafios gerenciais com excelência e a responder à pergunta: “Como eu me torno um gestor altamente eficaz”? Tendo como base o cenário atual das organizações nos relacionamentos, tanto pessoal como interpessoal, visto que a pressão por resultados imediatos nos leva a desafios diários de gestão. Esta disciplina serve como preparatória e base para as disciplinas que atuaram especificamente nos papéis que exercem os líderes e seus imperativos. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “Os 7 Hábitos dos Gestores Altamente Eficazes”. Contempla ferramentas de gestão.

Fundamentação da Neurociência no processo humano de produção extraordinária. Atividades vitais e atividades irrelevantes. Redefinição de papéis na direção de resultados extraordinários – vida profissional e pessoal. Cadência de planejamento e execução – controle pessoal. Configuração de plataformas tecnológicas – eliminar distrações e aumentar a produtividade. Fundamentos da neurociência sobre energia mental e física – 5 fontes de energia. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “As 5 Escolhas para uma Produtividade Extraordinária”.

Metodologia para transformar estratégias organizacionais em resultados. Análise sobre falhas na execução corporativa e suas causas. Princípios de eficácia para equipes responsáveis pelo atingimento de metas desafiadoras. Pesquisas sobre empresas consideradas de alto desempenho. Disciplinas da Execução: metas crucialmente importantes; medidas de direção; placares envolventes; e cadência de responsabilidade. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “4 Disciplinas da Execução”. Contempla ferramentas de gestão.

Baseada na solução exclusiva “As 6 Práticas Críticas na Liderança de Pessoas e Equipes” da FranklinCovey e com fundamento no best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, a disciplina oferece ao participante as habilidades e ferramentas práticas e essenciais para realizar o trabalho em conjunto com a equipe e por meio dela e, alcançar a excelência. O programa é ideal para os líderes de primeiro nível novos, que precisam realizar com sucesso a transição da função de colaborador individual para líder de outros. Se aplica também a líderes que já estão nessa função há algum tempo e estão buscando orientação prática e relevante sobre como liderar e gerenciar suas equipes de forma eficaz. Práticas: Desenvolvimento da mentalidade de líder; Agenda regular de reuniões individuais; Preparo da equipe para alcançar resultados; Cultura de feedback; Liderança em meio a mudanças; Gerenciamento de tempo e energia.

A Trilha de Aprendizagem é um poderoso recurso metodológico que permite ao estudante aumentar seu repertório ao ter acesso aos objetos instrucionais como textos, vídeos, podcasts, quizzes etc.

franklincovey

Trilha de Aprendizagem

Trilhar a trilha significa chegar ao momento síncrono preparado para fazer perguntas e contribuições significativas aos docentes e ser protagonista no processo de aprendizagem.

Corpo Docente

Alexandre Barbosa

Gestão Estratégica de Negócios

Bill Moraes

Professor de MBA

Celi Langhi

Mestre Doutora

José Mauricio C. M. da Silva

Mestre Doutor em Comunicação

Renato Torquato

Mestre em Comunicação

Sergio Luis I. de Oliveira

Professor Neuromarketing