A logística empresarial exerce um papel crucial no sucesso de qualquer organização, garantindo a eficiência e a fluidez de todas as operações relacionadas ao fluxo de materiais, informações e recursos. Por isso, investir em um curso de logística empresarial garante que você tenha acesso a diversas oportunidades de trabalho.

Tal formação permite desenvolver as competências necessárias para alcançar o sucesso em uma área que está atraindo cada vez mais profissionais. Com a intenção de esclarecer um pouco mais sobre o assunto, convidamos Samira Sestari do Nascimento, professora do curso de logística empresarial da FranklinCovey, a fim de explicar como funciona o curso e para quem ele é recomendado. Quer saber mais? Então continue a leitura e confira nosso post!

O que é a logística empresarial?

A logística empresarial é uma área da gestão que envolve o planejamento, implementação e controle do fluxo de bens, serviços e informações em uma organização. Isso significa coordenar todas as atividades ligadas à aquisição, armazenamento, transporte e distribuição de produtos ou serviços.

Essa área garante que os produtos certos estejam nos locais adequados e nas condições corretas para que haja minimização de custos da empresa, além de maximizar a eficiência operacional.

Além de atividades ligadas aos processos, a logística empresarial também envolve o gerenciamento de informações ligadas aos produtos, rastreamento de pedidos, controle de inventários e previsões de demanda. A integração desse trabalho com a tecnologia é essencial no intuito de aumentar a eficiência da empresa e trazer mais controle para a cadeia de suprimentos.

Como funciona a área de logística empresarial?

Agora que você já sabe o que é logística empresarial, que tal descobrir como é o curso e o mercado profissional para quem escolhe essa área? A seguir, são destacados vários aspectos importantes que você precisa conhecer. Continue a leitura e confira!

Conheça o perfil do profissional

Primeiro, é preciso entender o perfil do aluno e do profissional que atua no setor de logística empresarial. Samira destaca que “o aluno deve obter o pensamento ágil e inovador. As características devem alinhar-se ao planejamento das ações entre o conhecimento e o profissional com visão estratégica na hora de realizar tomadas de decisões mais acertadas.”

Essas características são relevantes na hora de se capacitar para a profissão e também a fim de se destacar no mercado de trabalho. Mas não se preocupe, por meio de um bom curso de pós-graduação, é possível desenvolver o perfil para o cotidiano de trabalho.

Saiba quais matérias terá que estudar

Além de entender o perfil do profissional, também é importante saber se as matérias são relacionadas aos seus interesses. Nesse sentido, Samira explica que as disciplinas ofertadas online no curso Pós-Graduação em Logística Empresarial contemplam:

Além disso, existem disciplinas ofertadas por meio de uma plataforma digital de forma ao vivo, o que permite a interação entre alunos e professores, otimizando o aprendizado, as quais contemplam: 

Contando com bons professores, é possível obter destaque no mercado de trabalho, que, como você verá a seguir, oferece muitas oportunidades para profissionais bem qualificados.

Entenda como está o mercado de trabalho

Samira destaca que “atualmente, o mercado de logística no Brasil está em expansão. As buscas por e-commerce durante a pandemia contribuíram diretamente para o crescimento do setor devido à alta demanda por serviços em todo o país”. 

Ela destaca também os dados obtidos no BNE — Banco Nacional de Emprego, nos quais a logística tem o aumento de 37% dos demais setores. Essas estatísticas representam uma ótima oportunidade para a carreira, dado que o mercado está em busca de bons profissionais a fim de suprir a demanda crescente.

Descubra as áreas de atuação

Mais uma informação relevante são as áreas de atuação possíveis para quem escolhe esse curso. Samira explica que “os alunos podem atuar na produção ou comercialização de produtos, em serviços de logística, companhias de transporte e distribuição, entre outras”. 

Também é preciso conhecer quais são as tarefas que serão concluídas no dia a dia de trabalho. Para isso, contamos com Samira para explicar cada uma das atividades cotidianas do profissional de logística, as quais incluem: 

Como você pode ver, quem escolhe essa opção para a carreira terá um papel importante na parte de gestão e planejamento, sendo esses aspectos estratégicos. Por isso, é crucial contar com um bom curso a fim de garantir sucesso na carreira.

O que é o curso de pós-graduação em Logística Empresarial e quais seus objetivos?

Segundo Samira, o setor de Logística Empresarial vem transformando seus processos e, consequentemente, as suas operações. Nesse quesito, a especialização em MBA tem como objetivo capacitar os profissionais para que eles obtenham uma visão organizacional do negócio considerando as transformações do setor.

Ingresso

Com o intuito de ingressar no curso, basta verificar o processo de matrícula online, seguindo para os cursos de Pós-Graduação, escolhendo a opção de Logística Empresarial. Assim, você consegue se matricular no curso, começar a estudar e construir o seu futuro na área.

Benefícios

Para quem escolhe essa opção, é possível dispor de diversos benefícios em sua carreira.

O curso foi desenvolvido a fim de aproximar os alunos do setor de trabalho, fazendo com que você possa identificar, por meio do seu conhecimento, os aspectos mais relevantes no ambiente profissional.

Samira ainda destaca que “a FranklinCovey cria iniciativa, conhecimento e engajamento para o aluno atuar no ambiente de trabalho de forma construtiva e com resultados“. Isso permite que você consiga se preparar adequadamente para os desafios do ambiente de trabalho.

Viu como o curso de logística empresarial é uma excelente opção para alcançar o seu sucesso profissional? Além de ingressar em um mercado em plena expansão, você dispõe dos melhores materiais na FranklinCovey para alcançar excelentes oportunidades. Portanto, não deixe de investir nessa formação para se diferenciar e alavancar a carreira!

Que tal dar os primeiros passos nessa profissão? Então confira como funciona o curso de Pós-Graduação em Logística Empresarial e faça sua matrícula agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *