Quantas vezes você já ouviu as pessoas falando sobre resiliência emocional? Apesar de não ser um termo tão usual, essa é uma soft skill extremamente valorizada no mercado de trabalho e pode fazer total diferença entre um profissional de sucesso e um profissional frustrado.

Está na hora de entender o que é a resiliência emocional, quais são as características que diferem as pessoas resilientes, por que isso é importante e, finalmente, conferir algumas dicas para desenvolver essa habilidade em você. Então, aproveite o conteúdo e faça uma ótima leitura!

O que é resiliência emocional?

Resiliência emocional é uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho. Trata-se da capacidade de superar as adversidades e obter bons resultados por meio das experiências, ainda que elas não sejam totalmente positivas.

Uma pessoa resiliente é aquela que não trava diante de uma dificuldade. Para ela, desistir não é uma opção e, por isso, acaba chegando onde a maioria não chega. Essa habilidade é parte do grupo de soft skills desejadas pelos gestores.

Soft skills são todas aquelas características e habilidades pessoais de um profissional, que não dizem respeito aos seus conhecimentos técnicos, titulações e afins, mas ao seu comportamento e jeito de ser. Elas são particularmente importantes porque atribuem personalidade e diferenciação a uma pessoa.

Quais são as características de uma pessoa resiliente?

Uma pessoa resiliente se mantém sempre com um olhar otimista sobre as situações, procurando meios para “tirar o melhor delas”, por mais adversas que sejam. Logo, fazem parte desse perfil alguns traços em comum, como os que você verá a seguir!

Aprendizado constante

Não importa o que aconteça, pessoas resilientes estão sempre procurando aprender com tudo o que acontece. Por isso, se dedicam a expandir as suas fontes de conhecimento, além de exercitar sua capacidade de observar uma mesma situação por diversas perspectivas.

Curiosidade aguçada

São pessoas naturalmente curiosas, que gostam de entender como as coisas funcionam e o motivo pelo qual elas não funcionam. Por isso, não se contentam com uma devolutiva negativa ou com o fracasso de uma experiência.

Alta capacidade de adaptação

Se algo não funciona de uma maneira, deve funcionar de outra. A predisposição para encontrar caminhos alternativos é outra característica da resiliência emocional, por isso, essas pessoas não têm dificuldade de se adaptar às situações e buscar soluções por meio delas.

Autoconfiança e autoestima sólidas

Pessoas resilientes não se abalam com facilidade e nem estão preocupadas com o julgamento dos outros. Elas confiam nas suas capacidades e têm segurança naquilo que fazem. Também não costumam dar ouvidos para opiniões pessimistas.

Por que a resiliência é importante para a vida profissional?

Você deve ter percebido que essa é uma capacidade e tanto para ter em qualquer time profissional, certo? Mas, que tal entender melhor por que ela se faz importante no dia a dia de trabalho? Fique de olho!

Ajuda a tomar decisões menos precipitadas

A resiliência é uma capacidade que acompanha um olhar analítico e sóbrio sobre as situações. Isso significa que profissionais resilientes não se desesperam diante das suas falhas, mas buscam alternativas para corrigir processos, tomando decisões menos precipitadas.

Aumenta consideravelmente a produtividade

Se você considerar que os avanços conquistados por uma equipe dependem mais da sua constância do que de ideias brilhantes, perceberá que a resiliência é mais valiosa que qualquer outra habilidade. Não desistir de um resultado significa que todos os dias a equipe fará pelo menos um pequeno avanço, aumentando sua produtividade.

Prepara para lidar com situações adversas

A resiliência emocional também promove calma e tranquilidade para lidar com qualquer situação. Desse modo, em vez de se agarrar a uma ideia, o profissional assume que pode ir se ajustando às adversidades para conseguir chegar onde quer.

Desenvolve o sentido estratégico

Quando você olha para uma situação de forma estratégica, percebe que uma falha cometida hoje pode se transformar em um menos um problema a ser enfrentado no futuro, afinal, você já terá corrigido isso. Isso permite que você dê passos mais seguros para alterar o plano e atingir resultados ainda melhores lá na frente.

Como ser uma pessoa mais resiliente?

Gostou do que viu por aqui e decidiu que você quer desenvolver a sua resiliência? Temos algumas dicas que podem ajudar nisso, então, é melhor ficar de olho!

Trabalhe a sua flexibilidade

O primeiro passo é exercitar a sua flexibilidade. Sempre que uma adversidade surgir, não tente resistir a ela. Pergunte-se como você pode se adaptar para tirar o melhor dessa situação.

Tenha mais autoconfiança

Confie nas suas habilidades, conhecimentos e capacidades. Essa é a base para decisões mais encorajadas e ousadas. Se algo der errado, conte com a sua resiliência para tirar algo de bom da situação.

Seja proativo

Ser proativo significa ir além do óbvio e fazer os movimentos necessários para chegar ao melhor resultado. Não espere que alguém diga a você o que fazer, se você acha que precisa tomar uma atitude, faça.

Foque no aprendizado

Em cada experiência, não fique se culpando pelo que deu errado ou não funcionou como você esperava. Em vez disso, tente encontrar algo bom na sua falha, como saber onde não errar novamente, por exemplo.

Seja sociável

Apesar da resiliência ser uma habilidade individual, ela pode exigir que você socialize mais. O relacionamento saudável com outras pessoas pode gerar insights importantes para a resolução dos seus problemas, além de fornecer um networking valioso sempre que você precisar de colaboração.

Obviamente, todas essas dicas são muito mais simples em teoria do que na prática. Mas assim como uma musculatura, a resiliência pode ser treinada e desenvolvida por meio da repetição. O primeiro passo você já viu: pare de focar no que deu errado e comece a encarar o que você pode aprender com isso.

Certamente, a habilidade de resiliência emocional abrirá muitas portas na sua vida pessoal e profissional. Inclusive, ela pode levar você a um novo patamar na sua carreira, o tornando um talento diferenciado e desejado pelas organizações.

Se você gostou de saber mais sobre resiliência emocional, aproveite e nos siga nas redes sociais — estamos no Facebook e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *