A liderança feminina ganha cada vez mais espaço no meio empresarial. Ela é importante não só por promover a igualdade, mas também porque oferece um estilo de liderar, que pode ser diferente do masculino. Com isso, a empresa pode ter equipes mais amplas em seu quadro e aproveitar as vantagens das duas dinâmicas.

No entanto, para chegar a esse cenário, a liderança feminina ainda enfrenta diversos desafios. Quer descobrir quais são eles, além das principais características do estilo feminino de liderar e como se tornar uma líder melhor? Continue a leitura e confira!

Quais as principais características da liderança feminina?

A liderança feminina tem sido um tema discutido amplamente. Com o aumento de medidas de igualdade entre gêneros, ela passa a ganhar destaque em diferentes corporações. Porém, os números não são suficientes para indicar a igualdade completa de oportunidades para homens e mulheres.

Um exemplo claro foi demonstrado pelo Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2023, que aponta que as mulheres representaram 41% do total de cooperados em 2022. Por outro lado, em termos de participação feminina na direção das cooperativas, elas compõem apenas 22%.

Sendo assim, medidas de melhoria, como capacitação e investimento em oportunidades, são essenciais para que as empresas aproveitem a liderança feminina em suas melhores características. A seguir, conheça algumas delas!

Empatia

A empatia é uma característica relacionada à sensibilidade feminina, que leva a líder a perceber as necessidades de sua equipe e de seus clientes. Assim, é possível ter uma visão mais ampla de como atendê-las.

Essa é uma grande vantagem no dia a dia. Por exemplo, no desenvolvimento de um novo produto ou na hora de equilibrar as emoções de diferentes pessoas diante de um conflito.

Maior flexibilização

A flexibilização é algo necessário para o equilíbrio da vida pessoal e profissional de muitas mulheres que lidam com demandas como cuidar da casa e estudar. Ao aplicar essa característica no trabalho, a vantagem para a empresa é que essa líder pode trazer soluções criativas, que contornem problemas e atendam às demandas.

Além disso, ela lida bem com a gestão de equipe com diferentes pessoas e pode promover a escuta ativa, criando um ambiente de trabalho confortável e dando conta de diversos projetos simultâneos.

Propensão à cooperação

Por causa do costume de lidar com diversas demandas, principalmente se essas líderes são mães, outra característica importante é a propensão à cooperação. Nesse caso, ela pode ser mais disposta a delegar tarefas e buscar a união da equipe para o cumprimento de várias tarefas.

Quais os maiores desafios da liderança feminina?

Agora que você conhece algumas das características apreciadas na liderança feminina, também é importante entender os maiores desafios que a permeiam, a fim de superá-los.

Machismo

O machismo pode se manifestar quando pessoas dentro da empresa não acreditam que a mulher seja capaz de liderar, pelo fato de ser mulher. Ou seja, um preconceito de pensar que ela não tem capacidade racional de exercer a função esperada de liderança.

Nesse caso, a melhor forma de a líder combatê-lo, seja consigo mesma, seja com outras mulheres, é mostrar pelo próprio trabalho as suas melhores capacidades e seus resultados.

Reverter esse pensamento também envolve incentivar a conscientização nas empresas e trazer o tema em discussões. Outras iniciativas incluem valorizar homens e mulheres de forma igual e promover o trabalho deles em conjunto, para que cada pessoa reconheça as capacidades da outra.

Assédio

Em muitas organizações, diferentes tipos de assédio são uma infeliz realidade que traz riscos físicos e psicológicos. Nesse caso, a líder pode eliminar a situação investindo em ações de conscientização e promoção do respeito entre colegas.

Caso haja alguma ocorrência, promover a adequada investigação e punição é indispensável. Outra medida é oferecer canais para que as pessoas assediadas sejam ouvidas confortavelmente.

Autossabotagem

A autossabotagem é um desafio muito particular, já que é causado pela própria pessoa. Nesse caso, a profissional alimenta dentro de si a crença de que não tem as competências de liderança necessárias para exercê-la.

Para eliminar esse pensamento, é importante que a líder faça um trabalho focado em autoestima, sabendo reconhecer suas virtudes e seus defeitos, além de habilidades. A partir disso, é possível traçar melhorias de comportamento e ações para melhorar cada vez mais.

Como se tornar uma boa líder?

A liderança feminina pode ser pautada em diferentes ações, que a tornam cada vez melhor. A seguir, veja algumas delas!

Confiar na capacidade para liderança

Como você viu, para evitar a autossabotagem, é essencial incentivar a autoconfiança no lugar. Não significa pensar faz tudo certo, mas saber reconhecer pontos positivos e negativos, que podem ser potencializados ou melhorados, respectivamente.

Investir no conhecimento

O conhecimento de diversas áreas relacionadas ao seu trabalho é essencial para ser uma boa líder. Afinal, nesse cargo, é importante manter-se atualizada em diferentes aspectos. Por isso, consumir notícias, ler, estudar e conhecer novos ambientes são bons caminhos para o aprimoramento constante.

Ser objetiva

Boas líderes são objetivas. Por isso, é preciso ter em mente o foco de cada ação praticada. Por exemplo, saber guiar a equipe rumo ao cumprimento da meta, por meio da união dos diferentes trabalhos.

Além disso, ser objetiva é importante nas pequenas coisas, como oferecer um feedback de melhoria para funcionários, de forma empática, mas que transmita a mensagem do que é preciso para melhorar.

Saber ouvir críticas

Característica essencial de toda boa líder, é necessário saber ouvir críticas para exercer uma liderança eficiente. Aqui, também é importante saber discernir se as críticas se relacionam a algum fator mostrado acima, como o machismo, ou ao trabalho exercido no seu papel de líder e se têm fundamento.

Procurar cursos sobre liderança

Por fim, manter a capacitação de aprendizado é especial para qualquer liderança. Dessa forma, além de se manter atualizada e buscar conhecimento, é essencial fazer cursos de liderança. Afinal, com eles, você pode conhecer as melhores práticas para ser uma boa líder e trazer novos jeitos de agir na empresa.

Como vimos, a liderança feminina tem suas características ímpares. Quem já exerce esse papel pode aplicá-las, mas sem desconsiderar seu estilo pessoal de liderar. Para melhorar sua atuação, também é importante conhecer e driblar os desafios, além de seguir nossas dicas. Assim, você alcançará o sucesso na sua empresa e inspirará novas líderes.

Quer saber como a FranklinCovey ajudará você a conquistar o diferencial competitivo na carreira? Conheça nossos cursos de pós-graduação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *