É muito comum ouvirmos de quem tem experiência que é importante se manter em constante evolução na carreira, sempre estudando cada vez mais. Entretanto, a dúvida sobre escolher MBA ou pós-graduação também paira sobre as escolhas de diversos profissionais que buscam evoluir pessoal e profissionalmente.

Pensando em continuar os estudos mas não sabe que tipo de curso escolher? Não se preocupe, você está no lugar certo!

Nós desenvolvemos este texto para tirar as suas dúvidas na hora de optar entre MBA ou pós-graduação. Portanto, fique atento e confira o conteúdo completo!

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Basicamente, a principal diferença entre pós-graduação e MBA trata-se do foco que é dado ao grau acadêmico. Podemos adiantar que o MBA tem um foco maior para formações que visam o lado empresarial e executivo do aluno.

Em contrapartida, a pós-graduação é um tipo de formação que busca aprofundar o conhecimento do aluno em uma determinada área. Assim, podemos afirmar que cada um, tanto o MBA quanto a pós-graduação, apresenta pontos positivos em assuntos diferentes.

Como eles funcionam?

Agora que você já sabe a diferença básica entre MBA e pós-graduação, aprenda mais sobre cada um deles!

MBA

MBA é uma abreviação do termo em inglês Master Business Administration. Esse, que também é uma forma de pós-graduação, trata-se de um curso mais especializado na área de negócios e gestão empresarial. Exatamente por isso ele é mais visado por pessoas que ocupam cargos de liderança, como gestores, diretores e presidentes.

Resumindo, o MBA também é uma pós-graduação, mas com um objetivo diferente, voltado para o mundo dos negócios —principalmente para a preparação de um desempenho em cargos estratégicos e de gestão.

Pós-graduação

A pós-graduação é mais amplamente conhecida pelos estudantes brasileiros, podendo ser encarada por muitos como o “passo seguinte” da graduação. Isso significa que essa é a formação que um profissional pode procurar após estar formado em um curso superior.

Diferentemente do que as pessoas pensam, as pós-graduações não são semelhantes em termos de aprendizado: elas podem ser oferecidas como um mestrado, doutorado ou especialização, cada qual com um objetivo diferente.

Para quem são indicados esses tipos de cursos?

Até agora, você já deve ter compreendido os conceitos envolvidos entre MBA e pós-graduação. Entretanto, vamos voltar ao questionamento principal deste texto: como saber qual dos dois é melhor para a sua carreira. É comum que esse tipo de dúvida surja, e, em partes, já podemos ter respondido ao que você procura.

Todavia, caso ainda não tenha se decidido, saiba que o ponto inicial deve ser o seu objetivo. Pergunte-se sempre antes de escolher entre as duas modalidades: o que você quer com o curso? Será o aprofundamento em determinada área? Quer dar aulas em faculdades no futuro? Caso esses sejam seus principais questionamentos, o mestrado é a opção certa.

Entretanto, se você deseja melhorar as suas capacidades profissionais para o seu negócio, a escolha mais indicada é a especialização. Dessa maneira, será possível aprender de maneira prática para aplicar conhecimentos técnicos à sua rotina como profissional.

Por último, caso a sua promoção tenha chegado e agora você ocupa um cargo importante, necessitando, com isso, se preparar para fazer um bom trabalho como líder, o MBA aparece como a melhor de todas as alternativas.

O que você precisa compreender é que não existe melhor ou pior nessa escolha, mas, sim, aquele curso que mais se adéqua ao seu perfil dentro das suas necessidades profissionais atuais. Além desses pequenos detalhes citados, você não deve deixar de ponderar sobre a disponibilidade de tempo, para que possa aproveitar melhor o decorrer dos cursos.

O que considerar no momento de escolher entre o MBA e a pós?

Quer descobrir quais os principais critérios no momento de escolher entre MBA e pós-graduação? Continue sua leitura nos tópicos a seguir!

Analise os seus objetivos

O primeiro ponto chave a ser levado em consideração é o objetivo profissional da sua carreira. Isso significa que você deve considerar o que quer alcançar com o MBA ou a pós. Na falta dessa análise, fica muito mais complicado tomar a decisão certa.

Caso a especialização seja melhor para alguma área específica que você almeja, então, faça a escolha certa e siga em frente. Agora, se você quer mesmo é um cargo de alta gestão, o MBA será a alternativa mais adequada.

Considere o momento da sua carreira

Essa escolha também depende muito da fase em que está a sua carreira, pois o MBA é mais recomendado nos casos em que a pessoa deseja assumir uma função de gestão. Assim, caso você ainda esteja no início da sua carreira e não apresente o objetivo de chegar a essa função, então, tenha a certeza de que a melhor alternativa é a pós-graduação.

Esteja atento ao o que o mercado está valorizando

Também é preciso levar em conta como o mercado está e se você será valorizado pela grau escolhido. Nesse contexto, é necessário compreender qual é a melhor escolha para a empresa em que você atua, ou mesmo em relação às oportunidades de negócio do mercado.

Averígue o tempo disponível

Conciliar trabalho com os estudos é sempre uma tarefa complicada. Portanto, você deve buscar a alternativa que mais se adéque à sua na rotina. Pós-graduações e MBAs normalmente oferecem a opção para quem quer estudar durante o final de semana ou no período noturno.

Além do mais, optar por um ensino EaD pode ser uma ideia válida. Todavia, se a sua intenção é realizar uma pós stricto sensu, saiba que as alternativas ficam mais reduzidas, pois mestrados e doutorados exigem uma maior dedicação do aluno, apresentando uma carga horária mais pesada e distribuída durante a semana.

Como escolher um bom curso para se aprimorar na carreira?

Nesta altura do texto, você deve estar bem informado sobre as diferenças entre MBA e pós-graduação, e pode estar pensando que sabe fazer a escolha certa para a sua carreira. Entretanto, saiba que falta apenas um detalhe.

Para escolher um bom curso e se aprimorar para o mercado de trabalho ou empresa em que atua, é fundamental que você escolha uma instituição renomada e que ofereça um ensino de qualidade.

Caso esteja procurando por um bom MBA, saiba que a FranklinCovey Brasil veio com propósito de oferecer diferentes cursos para a formação de lideranças em diversas áreas profissionais. Por meio dos nossos conteúdos e programas de liderança, é possível obter uma excelente oportunidade de crescimento e se destacar no mercado de trabalho.

Você acabou de conferir o post de hoje e está pronto para optar entre MBA ou pós-graduação. Não se esqueça das nossas dicas no momento de realizar a sua escolha e conseguir a realização profissional com que tanto sonha.

Procurando por uma pós ou MBA? Entre agora em contato com a FranklinCovey, somos referência dentro e fora do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *