Quem trabalha no setor de tecnologia precisa acompanhar constantemente as mudanças no mercado, bem como das próprias ferramentas que evoluem com o tempo. Afinal, os consumidores mudam cada vez mais rápido e é preciso que as empresas acompanhem, buscando sempre inovar. Por isso, saber o que é gestão da inovação e aplicá-la na empresa é essencial para seu sucesso. 

Neste post, confira o que é esse conceito e como ele ajuda você a assumir o protagonismo em sua empresa, e trazer inovação para o ambiente de trabalho. Veja também quais as suas vantagens e como o curso da FranklinCovey pode ajudar! 

Siga em frente e acumule todo este conteúdo!

Gestão da inovação: o que é e por que conhecer? 

Nunca antes a inovação foi tão importante para as empresas quanto agora. Afinal, as pessoas estão em busca constante por novas soluções e a concorrência surge dos lugares mais inesperados. Por isso, todas as corporações que passaram ou estão passando pela transformação digital sabem da importância de aplicá-la. Assim é possível atender as expectativas do mercado e se posicionar na frente. 

No setor de tecnologia, isso se dá com ainda mais rapidez. Portanto, quem trabalha na área precisa ter conhecimentos muito mais atualizados. No âmbito profissional, quem é líder deve trazer essa inovação para os processos de sua empresa e sua equipe, baseando-se em uma cultura colaborativa. Já para si, desenvolver a capacidade de pensar de forma inovadora é o melhor caminho para se destacar e assumir a liderança em seu trabalho

Sendo assim, a gestão da inovação basicamente significa estruturar a empresa para oferecer soluções novas e inteligentes, administrar ferramentas e ajustar processos em prol de sua equipe e empresa, a fim de que cada pessoa e atitude tomada faça diferença para os objetivos da organização.

Quais são as vantagens de conhecer sobre gestão da inovação? 

Atualmente, todas as empresas precisam aplicar a inovação em suas equipes, cultura e soluções de mercado. O “como fazer isso” é o papel da gestão da inovação. Por isso, quem se especializa nessa área pode alcançar vantagens tanto corporativas, quanto pessoais. Confira algumas delas a seguir! 

Organização eficiente 

Um dos focos da gestão da inovação é otimizar processos, para que os colaboradores não percam tempo e a empresa não perca recursos em rotinas que têm pouco proveito. Assim, seu objetivo é criar e aplicar soluções melhores, baseadas no cenário da empresa, para alcançar essa meta. 

Crescimento e oportunidades para a empresa 

Outro aspecto da gestão inovadora é desenvolver um olhar criativo sobre os recursos disponíveis e o que fazer com eles para trazer benefícios. Além disso, envolve também a capacidade de olhar a curto e longo prazo para o mercado, analisar seus dados e tomar as melhores decisões, usando também a criatividade para gerar novos negócios. 

Dessa forma, o líder que for capaz de desenvolver essa visão e souber aplicá-la, vai assumir melhores atitudes que, como resultado, pode gerar um maior alcance de clientes, novas áreas de trabalho para a empresa e crescimento de seu faturamento. 

Economia de recursos 

Em um mundo em que se fala de economizar recursos — de tempo até dinheiro —, a gestão da inovação também ajuda nesse processo. Afinal, por meio de uma nova maneira de pensar, além da aplicação de uma cultura colaborativa, todos podem agir ativamente para gerar essa economia. 

Além disso, ao saber aplicar as ferramentas e metodologias corretas na rotina, também é possível alcançar esse objetivo e produzir mais com menos. 

Fortalecimento da marca 

Um cliente que lida com empresas bem estruturadas, onde todos sabem o que estão fazendo e o porquê (bem como encontra soluções personalizadas e úteis para sua empresa) com certeza pode ter mais confiança nessa marca

Sendo assim, um dos resultados de aplicar a gestão inovadora é entender cada uma das necessidades dessas pessoas, atendê-las da forma como precisam e gostariam, e tornar-se aos poucos referência em seu mercado. Com isso, ganham em vantagem competitiva e em oportunidades de liderar o seu segmento, atraindo o interesse de novos consumidores. 

Preparo de equipes 

Para uma pessoa em um cargo de liderança, o desafio em termos de inovação passa pelo preparo de suas equipes. Afinal, não adianta ter recursos físicos ou oportunidades a seu favor, se os profissionais não conseguem aplicá-los ou aproveitá-los. Por isso, é essencial aprender com a gestão da inovação como guiar essas pessoas a assumirem o perfil profissional necessário para a empresa. 

Já no âmbito pessoal, é possível que esse líder consiga desenvolver melhor suas habilidades socioemocionais, expandir sua visão e encontrar as ferramentas certas para atender as expectativas da empresa e suas próprias, em relação a sua carreira. 

Por que fazer o curso da FranklinCovey? 

Agora que você sabe a importância da gestão da inovação para sua carreira e empresa, pode se especializar nessa área para se preparar melhor e aplicá-la. Para isso, você pode contar com a extensão “Estratégia e Gestão da Inovação” da FranklinCovey. 

Com carga horária de 30h, metodologia exclusiva e professores capacitados, o curso conta com uma trilha de aprendizagem com recursos audiovisuais, aulas ao vivo e exercícios para você entender todos os aspectos da gestão e tirar o seu certificado. Depois, só vai precisar aplicar em seu dia a dia na empresa. Afinal, com essa extensão você explora tópicos essenciais para o mercado atual. 

Assim, é possível exercer melhor seu papel de liderança ou gestão, capacitando-se com as ferramentas certas para evoluir em sua carreira, além de aplicar colaborações mais eficazes e valorizadas na empresa. 

O mundo exige constante inovação das empresas. No mercado de tecnologia, essa pressão é ainda maior porque tudo hoje funciona no digital. Dessa forma, quem tem uma posição de liderança ou gestão precisa acompanhar as exigências e saber aplicar soluções concretas, que gerem bons resultados no negócio. Para isso, fazer uma capacitação em gestão da inovação é essencial para liderar equipes, ter ideias criativas e atender os clientes de forma única e satisfatória.

Dessa forma, você pode contar com o nosso curso de extensão na FranklinCovey, para aprender tudo o que precisa sobre gestão, assumir desafios e ter sucesso. Descubra como ele funciona! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *