Com o crescimento do setor agropecuário no Brasil, cada vez mais pessoas estão interessadas em se especializar em algum segmento dentro dessa promissora carreira

Apostar em formação e conhecimento de qualidade é, sem dúvidas, a melhor alternativa para aproveitar as excelentes oportunidades que o mercado de trabalho oferece.

Pensando nisso, convidamos Kelson Costa, professor, superintendente financeiro de Agroindústria e coordenador de MBA da FranklinCovey, para conversar mais sobre os cursos de Agronegócio. Confira a seguir!

Quais são as perspectivas para o setor de Agronegócio?

Atualmente, o Agronegócio é o segmento produtivo com a maior quantidade de oportunidades de geração de emprego e renda no país. O setor também é considerado o pilar da economia brasileira, por ser o que mais demanda profissionais capacitados de diversas áreas do conhecimento.

Diante das inovações tecnológicas adotadas nos últimos anos na gestão de empreendimentos do Agronegócio, a previsão é de que ocorra aumento na produção das áreas plantadas em todo o território brasileiro. 

As perspectivas são bastante positivas e, por isso, o que se espera é que o Agronegócio se torne um setor ainda mais globalizado, exigindo profissionais qualificados para atuar na produção, escoamento, armazenagem, logística internacional, comercialização, preceitos jurídicos e financeiros, entre outras funções. 

Por que é importante investir em especialização para atuar com Agronegócio?

A carreira em Agronegócio tem se mostrado cada vez mais promissora. A demanda por mão de obra qualificada tende a ser alta, por isso, quem investe em formação de qualidade para se diferenciar pode ir bem mais longe que a concorrência.

Além de construir um excelente currículo, a especialização também é interessante para se atualizar e ter a oportunidade de trabalhar nos mais variados cargos do Agronegócio. 

A especialização em Agronegócio é ideal para quem deseja aprender novos conceitos e técnicas, e inovar com soluções que se baseiam em sustentabilidade e gestão ambiental. Sem dúvidas, o investimento na formação é o melhor caminho para adquirir destaque profissional.

Quais são os principais cursos para atuar no setor?

Quem tem o sonho de seguir uma carreira dentro da área de Agronegócio pode escolher os seguintes cursos para atuar no setor:

A gestão em Agronegócio é cada vez mais pautada por uma visão corporativa ampla, que se baseia na transformação digital. Por isso mesmo, os empregadores do segmento buscam profissionais com as mais distintas formações e que podem agregar com seus conhecimentos.

Ao realizar um dos cursos de Agronegócio, como uma pós-graduação ou especialização, fica mais simples desenvolver o perfil técnico esperado para atuar nas mais diferentes etapas de um empreendimento agrícola.

Qual o público-alvo dos cursos de Agronegócio?

Em geral, as pessoas que buscam a formação em Agronegócio apresentam espírito empreendedor, desejo de crescimento, capacidade de liderança e fortes habilidades de comunicação. 

O público-alvo do curso é formado por profissionais que já contam com formações técnicas no Agronegócio, cujo objetivo é o aprofundamento em conhecimentos relacionados à gestão. Engenheiros agrônomos, engenheiros de alimentos, médicos veterinários e zootecnistas, são alguns exemplos.

Também existem pessoas sem formação técnica na área, mas que buscam conhecer melhor o segmento produtivo, como advogados, contadores, administradores, economistas e colaboradores de logística e vendas.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), 40% do público que atua no ramo em nichos estratégicos é composto por mulheres. Ou seja, o setor representa uma potencial fonte de oportunidades para o sexo feminino. 

Como a formação pode ajudar na prática da profissão?

Os cursos de Agronegócio são as melhores alternativas para adquirir conhecimento atualizado e especializado, de acordo com as demandas do mercado de trabalho. Nas diferentes formações da área, o profissional tem acesso às ferramentas práticas e metodologias que podem ajudar a obter destaque na carreira.

Além disso, a partir dos conteúdos estudados, fica mais simples desenvolver um currículo com diferencial competitivo e um perfil atento às tendências de gestão aplicadas em grandes empresas internacionais. 

Isso porque, no curso, é possível ter acesso a conhecimentos relacionados à gestão estratégica do elo produtivo do Agronegócio, trader, precificação, análise de mercado e risco, exportações, logística de escoamento e armazenagem, gestão de insumos e contratos de Barter.

Ao investir em uma formação em Agronegócio, portanto, você tem a chance de adquirir crescimento profissional, melhores perspectivas de salário, entre outros benefícios atrativos. Para isso, é fundamental escolher uma instituição de ensino reconhecida no ramo para iniciar a sua especialização.

Quais são os diferenciais do MBA da FranklinCovey?

O MBA em Gestão de Agronegócios da FranklinCovey é voltado para profissionais que atuam no mercado e tem experiência nas diferentes áreas do conhecimento abordadas na formação. Com didática avançada, o MBA é ideal para quem está apto a exercer suas atividades corporativas com diferencial no mercado. 

O curso foi projetado com o objetivo de transmitir uma visão sistêmica ao pós-graduando. Ou seja, a formação é voltada para todos que desejam atuar nos mais variados elos produtivos do setor do Agronegócio.

Na FranklinCovey, você tem facilidade em acessar os materiais didáticos e assistir às aulas ao vivo com os professores. Tudo ocorre por meio da plataforma de aprendizagem virtual, onde é possível consultar os docentes e ter o apoio direto do coordenador.

Além de tudo, com os diferentes recursos que a tecnologia oferece, o pós-graduando pode interagir com os seus colegas de turma, que conta com estudantes de diversas formações e experiências profissionais. 

Ao optar por um curso da FranklinCovey, você certamente terá mais chances de desenvolver um perfil diferenciado, obtendo mais oportunidades no mercado de trabalho. 

Viu só como fazer um dos cursos de Agronegócio é o melhor caminho para se preparar para os desafios dessa promissora carreira? Lembre-se que uma especialização de qualidade pode favorecer e contribuir para o seu crescimento.

Na FranklinCovey, você conta com uma formação completa que auxilia no desenvolvimento da produtividade, da liderança e do alcance da excelência na realização das suas atividades profissionais.

Para saber mais das condições de ingresso, grade curricular, formato de ensino, entre outros detalhes sobre os cursos, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *